Sacrilégio

Publicação: 2017-08-13 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Sacrilégio
O arcebispo dom Jaime Vieira precisa ligar as antenas para captar o que alguns padres andam fazendo. Muitas são as reclamações de invéstidas em nome da fé. A mais grave foi contada por fiés à coluna.

Modus
Pois bem, em conversa com a coluna, fiés contaram que alguns padres têm se aproveitado – acreditem – do momento de confissão para pedir doações.

Operandi
No confessionário, padres iniciam perguntas sobre a pessoa, sua família...até chegar às condições financeiras. Aí, dependendo do que possuem, fazem os pedidos.

Alvos
Os fiéis preferidos são carolas. De mais idade, principalmente. Pessoas que contaram à coluna o constrangimento a que passaram, mas pediram sigilo da identidade.

Isso é grave
Muito grave. Alguns contam que foram abordados por sacerdotes, após a missa, para pedir “ajuda generosa”.

Pensando bem
O exemplo do papa Francisco é despercebido por religiosos. É observar as redes sociais. Muitos são os cliques em viagens, lugares chiques, ao lado de abastados etc.

Perigo
Motoristas de Uber devem ficar atentos ao gps que usam. Motivo: o Uber utiliza o gps que indica caminhos mais curtos. Ou seja: atalhos para encurtar o trajeto e sair mais barato. O problema é que algumas vezes pode-se levar a locais dominados pelo banditismo.

Exemplo
Em Fortaleza, capital cearense, algumas comunidades estão completamente dominadas por criminosos. Locais onde a ordem é que os carros devem estar com os vidros baixos e a luz interna acessa, para motorista e passageiros serem identificados.

Horror
Na noite do domingo 23 de julho, um jovem motorista de Uber – 22 anos - foi assassinado em uma dessas comunidades dominadas por traficantes de drogas. Ele não tinha conhecimento da ‘determinação’ de deixar os vidros baixos.

Terror
Após deixar um passageiro, o rapaz foi abordado por homens que mandaram que baixasse os vidros. Assustado, recusou-se e o carro foi metralhado. Oito tiros atingiram o jovem e os pertences foram levados. No bairro existem avisos nas paredes para que os veículos circulem com os vidros baixos.

Destino
Por falar no Ceará, vamos falar sobre a paradisíaca Jericoacoara. Lugar de belas praias e lagoas onde as águas lembram o mar do Caribe. Na Lagoa do Paraíso tem um imenso ‘beach club’. Paga-se para usar espreguiçadeiras e o espaço ‘vip’ – com dosséis, jacuzzi e restaurante exclusivo. Tem serviço de bar e restaurante. Som lounge. Lugar lindo. Ficar nas redes dentro da lagoa é de graça, na sombra de palhoças ou no sol.

Crescimento
Assim como a potiguar Pipa, Jericoacoara já foi uma vila de pescadores. Mas, a fama leva muitos turistas e, com o cenário para rentabilidade, tudo foi dominado pelo comércio – lojas de roupas, bares, restaurantes, mercados, pousadas, hotéis etc.

Belo
Difícil é encontrar uma casa de morador. Antes Jeri – como muitos chamam – era uma comunidade com apenas cinco ruas. Hoje essas são todas com atrações para visitantes. Pequenas ruas deram vez a casas de moradores.

Combustível
Antes não entrava carro. Hoje muitos estão liberados – os cadastrados para passeios, que vêm se multiplicando, inclusive com possantes, tipo Hilux. Antes eram apenas buggys e jardineiras. E todos ficavam no estacionamento na entrada do distrito.

Modelo
Era uma dificuldade, a contar que as ruas não são calçadas. Até hoje. E também continua o charme rústico e original das luzes. Não existe fiação. Porque não existe poste. As luzes saem dos imóveis. E da única praça, construída no governo de Cid Gomês, em 2012.

Capricho
Para conhecer as lagoas e demais praias, como a do Preá – paraíso do kite e do windsurf -, é preciso contratar passeios de buggy ou 4x4. Aconselha-se apenas com credenciados. Para saborear perfeito caranguejo, o lugar é Mangue Seco. Tem a árvore da preguiça, parada para fotos.

Aliás
Propala-se que Jericoacoara ganhou um aeroporto. Na verdade, por questões políticas, foi construído no município de Cruz, onde fica a Praia do Preá. De lá, segue-se de buggy ou 4x4 para Jeri.

Em tempo
Como Jericoacoara é um Parque Nacional e a invasão é crescente – inclusive a duna do pôr-do-sol vem baixando -, o governo vai passar a cobrar taxa de entrada e permanência, tal como em Fernando de Noronha.

Sabor potiguar
Um restaurante super charmoso pertence a uma natalense. É o “Na Casa Dela”, comandado por Mariella De Gregório. Badalado que tem fila de espera. No cardápio, delícias simples: escondidinho, paçoca etc. Mas, o ‘must’ são mesmos as carnes grelhadas na brasa, num espaço bacana para o cliente apreciar. 

Luxo
O Natal Shopping foi palco do Talk Show Arezzo. Ocasião em que Ju Flor falou como migrou do frenético mundo das blogueiras para meditação; e a top-dermatologista Regina Jales abordou o significado da beleza para o empoderamento feminino. E revelou amar anteder pelo SUS, para democratizar seus conhecimentos de mestre pela Unifesp e professora da UFRN para a sociedade.

Moda
 A jornalista Virgínia Coelli e a blogueira Tinesa Emerenciano chegaram a consenso sobre uma peça super do verão: pantacourt. Virgínia usou a aclamada "calça curta" em versão Rio Center, com sandália azul petróleo Arezzo e colar Swarovski. Tinesa pensou na pantacourt jeans Cantão para combinar com anabela do verão Arezzo em  soft Mint (um tom de menta clarinho). 

« COLMEIA »

Domingo de felicidade para as bonitas Cristiane Queiróz, Elle Rejane, Mylene Galvão, Patrícia Baião, Helena Pinheiro, jornalista Anna Karla Fontes, Simone Taixo. Eles: Henrique Motta, Carlos von Sohsten.

* Segunda-feira de alegrias para Eliana Alencar, jornalistas Milena Martins, Clara Vidal, Zhamara Metuza e Paulo Araújo. Parabéns para o empresário Sílvio Bezerra, Leonardo Lyra, Santiago Jr..

“A esperança é a virtude de um coração que não se fecha na escuridão, não se limita ao passado, mas sabe ver o amanhã.”
Do Papa Francisco, no Twitter



continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários