sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Salomão Gurgel vai pedir licença do PT e Lucena pedirá a expulsão do prefeito

- Publicidade -

Prefeito Salomão Gurgel critica membros do PT de JanduísUm imbróglio interno do PT pode resultar na saída de um dos principais ícones da legenda no Rio Grande do Norte, O prefeito de Janduís, Salomão Gurgel, disse que vai se licenciar da legenda até 2012 devido a problemas com membros do PT da cidade que administra. Por outro lado, o vereador de Natal, Fernando Lucena, afirmou que, caso Salomão Gurgel realmente se licencia, ele entrará com um processo para pedir a expulsão definitiva do prefeito dos quadros do PT.

Em seu segundo como prefeito de Janduís, Salomão Gurgel relata que desde 2006 enfrenta problemas com militantes do PT, principalmente o presidente da Câmara de Vereadores do município, Antônio Braga (PT). Segundo o próprio prefeito, durante o debate para a eleição da Mesa Diretora do legislativo ainda em 2007, ele pediu que os vereadores do PT (apenas dois, na época), se mantivessem longe da negociação. Contudo, o prefeito não foi atendido.

“Como estavamos em minoria, e não queríamos flexibilizar a ética do partido, recomendamos que deixassem que a oposição fizesse a mesa. Discordamos nesse ponto. Ele fizeram a negociação e Braga foi eleito”, explicou o prefeito, que não quis dizer o tipo de negociação feita pelo vereador.

Além desse primeiro problema com o membro do PT, a eleição da Mesa Diretora em 2009 teve o mesmo problema. No entanto, com cinco vereadores, o prefeito e, segundo ele, a direção do partido, entendeu que o candidato à Presidência da Câmara deveria ser Antônio Rênio Gurgel. “Por acaso é meu sobrinho”, explicou Salomão Gurgel. Mais uma vez a orientação do prefeito foi descumprida e Antônio Braga foi reeleito. “Além disso, pessoas do próprio PT ligadas a eles participaram de protestos contra mim, e diversas atitudes que não condizem com a situação de companheiros de partido”, lamentou.

Lucena, membro da direção estadual do PT, diz que Salomão Gurgel persegue petistas em JanduísDevido à situação, Salomão Gurgel liberou os ocupantes de cargos comissionados a deixarem o PT, caso entendessem que essa seria a melhor alternativa, mesmo afirmando que o relacionamento com o PT estadual e nacional “continua excelente”. De acordo com ele, 95% dos secretários e ocupantes de cargos de chefia comissionados deixaram o partido. Para Lucena, o prefeito estaria trabalhando contra o partido.

O vereador de Natal, que também é membro da Executiva estadual do PT, acusou Salomão Gurgel de perseguir membros do próprio partido e incentivar os filiados a deixarem o partido. Apesar de enaltecer a figura do prefeito, afirmando, inclusive, que Gurgel é um dos exemplos dentro do PT, Lucena garante que vai pedir a expulsão do gestor caso ele se licencie do partido até 2012. “Se ele pedir a licença e o diretório der ou não der, eu vou propor a expulsão”, disse o vereador.

Por outro lado, Salomão Gurgel criticou a postura de Lucena e garantiu que não teme represálias dentro do partido. “Uma pessoa como eu, que enfrentei a ditadura, arrisquei a minha vida, não temo isso de cassação ou expulsão. Aqueles que acham que podem tirar o mandato que foi dado pelo povo, pode fazer o que quiserem. Não temo. Há muita gente boa ainda dentro do PT. O nosso problema é que nós temos pessoas que falam esse linguajar do tempo do stalinismo, como Lucena, que é um admirador de figuras tão negras para o socilismo como Stálin”, disparou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas