sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Samu amplia rede de atendimentos

- Publicidade -

SAMU - Irani Moura destaca benefícios do serviço de urgênciaA ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Rio Grande do Norte, prevista para ser iniciada no próximo dia 21, com a implantação de 12 ambulâncias, equipes operacionais e médicas e centrais de regulação para atender oito municípios da região metropolitana, não só vai agilizar a assistência à população como ajudará a acabar com o problema de superlotação do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Pelo menos essa é a expectativa do secretário de Saúde do Estado, Adelmaro Cavalcante Cunha Júnior. Ele prevê que o Samu Metropolitano mudará o cenário da atenção às urgências.

“A assistência será dada no local e, em seguida, o médico escolherá o hospital mais próximo e adequado para atender o paciente. Para o Clóvis Sarinho, irão somente os casos que realmente necessitarem. Na região metropolitana existe uma subutilização dos leitos, 400 no total. O Samu Metropolitano será um importante instrumento para consertar isso e regular o deslocamento dos feridos e doentes”, disse Aldemaro, ontem pela manhã, durante entrevista coletiva. Participaram da coletiva, ainda, a coordenadora estadual do Samu Metropolitano, Selma Santiago, e a coordenadora nacional de Urgência da Rede Samu 192, Irani Moura.

A intenção, segundo Adelmaro, é que o serviço passe a funcionar, no máximo, até o dia 21 de setembro. O Samu Metropolitano atenderá oito municípios: Macaíba, Parnamirim, São Gongalo, Extremoz, São José do Mipibu, Nísia Floresta, Monte Alegre e Ceará-Mirim. A estimativa é que ele proporcione uma cobertura populacional de 500 mil habitantes em toda a região.

Dez ambulâncias do tipo básico e duas do tipo suporte avançado de vida foram adquiridas. A equipe conta com 70 motoristas, 70 técnicos de enfermagem, 12 enfermeiros, 16 médicos, 12 operadores de rádio, 18 telefonistas auxiliares de regulação médica, além de pessoal de apoio.

A sede do Samu Metropolitano funcionará na estrada de Macaíba, às margens da BR-304. O secretário Adelmaro Cavalcante destacou a localização estratégica, informando que esse é o primeiro Samu da rede nacional 192 implantado em rodovia. “O acesso a todos os municípios é facilitado”, diz.

Para a instalação, a Sesap e o  Ministério da Saúde investiram R$ 2,5 milhões em reforma, compra de ambulâncias e de equipamentos. Adelmaro informou que para manter o Samu Metropolitano funcionando serão necessários R$ 400 mil mensais. Os recursos serão rateados entre MS (50%), Sesap (25%) e os municípios beneficiados (os 25% restantes).

A coordenadora estadual do Samu Metropolitano, Selma Santiago, falou que, numa parceria com o Estado, os hospitais desses municípios estão sendo ajustados e equipados para poder atender prontamente e com eficiência os pacientes que chegarem nas ambulâncias. Ela lembrou ainda que além desse Samu que está para ser implantado, existe um em funcionamento em Mossoró e o de Natal, implantado em setembro de 2002. Todos juntos, segundo ela, vão cobrir 50% da população do Rio Grande do Norte.

Agilidade do serviço diminui número de óbitos

O secretário estadual de Saúde Adelmaro Cavalcante e a coordenadora nacional de Urgência da Rede Samu 192, Irani Moura, ressaltaram, na entrevista coletiva, a qualidade e eficiência do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência — eficácia essa reconhecida pela população. 

“A família do ex-ministro Aluízio Alves reconheceu que ele só chegou com vida ao hospital, no dia em que teve parada respiratória e cardíaca, graças ao Samu”, disse o secretário. Já Irani falou que o serviço diminui o número de óbitos, seqüelas e internações. “É um serviço que atende a todos, pobres e ricos”.

Segundo ela, um dos obstáculos que atrapalham o trabalho ainda é o número de trotes, que são significativos. A coordenadora nacional de Urgência da Rede Samu 192 informou, no entanto, que muitos Estados vêm desenvolvendo campanhas educativas, principalmente junto às crianças — principais responsáveis pelos trotes.

“O Ministério Público também tem sido um importante parceiro nesse trabalho. Um jovem e um idoso já foram condenados a prestar serviço no Samu, como forma de pagar pelos trotes. A imprensa é outra aliada, quando divulga que o número 192 só deve ser acionado em caso de urgência”, disse Irani.

 No Brasil, existem 102 Samus em funcionamento, operando em 789 municípios e cobrindo 86 milhões de habitantes. A meta, segundo Irani Moura, é atender toda a população brasileira. O serviço começa a chegar por água a comunidades da região Norte, com a implantação de ambulanchas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas