quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Samu Metropolitano ganhará bases de apoio descentralizadas

- Publicidade -

Os municípios que compõem a grande Natal têm 60 dias, a contar a partir de 17 de janeiro deste ano, para providenciar Bases Descentralizadas para o SAMU Metropolitano, que servirão de abrigo para as ambulâncias e profissionais que atendem no serviço de urgência. A determinação vem de três portarias do Ministério da Saúde, anunciadas nesta última quinta-feira (10), pela secretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Tânia Sampaio, em reunião com os secretários de Saúde dos municípios de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Extremoz, São José de Mipibu, Ceará-Mirim e Nísia Floresta.

De acordo com a secretária Ana Tânia, a construção de bases de apoio ao SAMU é contrapartida municipal definida em portaria ministerial que disciplina a prestação de serviço, evitando que as viaturas fiquem em postos de combustíveis, em escolas e até nas esquinas das avenidas, onde não existem condições mínimas nem adequação para os profissionais que desenvolvem um serviço tão qualificado. Ela explicou que as Bases Descentralizadas deverão estar estrategicamente localizadas nos municípios, de forma a contemplar os atendimentos da região com um tempo-resposta adequado e respeitando a ordenação dos fluxos das urgências através da grade de serviços regionalizada.

As bases construídas para o SAMU-192 serão de inteira responsabilidade do município-sede e deverão apresentar a estrutura mínima de quarto para descanso dos profissionais, com banheiros em anexo, estacionamento coberto para as ambulâncias, copa, sala com mesa e cadeira e almoxarifado.  Segundo Ana Tânia, as bases ainda poderão utilizar áreas adjacentes a serviços de saúde já existentes, desde que mantenham a sua individualidade no que concerne à área de descanso dos profissionais e banheiros, como estacionamento coberto para ambulância em local próximo ao alojamento.

Heliporto   

Sobre outras providências para fortalecer o serviço de atendimento de urgência, a secretária Ana Tânia também anunciou a chegada de dois veículos com tração 4×4, adequados para dunas e regiões alagadas. “Os carros vão aonde as ambulâncias não têm condições de ir”, explicou. Além disso, ela anunciou para os próximos dias a conclusão dos serviços do heliporto na área do SAMU Metropolitano que servirá de base para o helicóptero do Governo do Estado, com a finalidade de também colaborar com os serviços de urgência.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesap

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas