quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Saneamento no litoral

- Publicidade -

Ao assinar a ordem de serviço para o saneamento de São Miguel do Gostoso, o governador Robinson Faria destacou que a obra estará executada até o final de 2018. O investimento é de R$ 25,3 milhões com recursos de empréstimo por intermédio do programa Governo Cidadão. Os deputados José Adecio, Jacó Jácome e José Dias estiveram na ocasião da assinatura da ordem de serviço.

Pesquisa: “Nem PT, nem PSDB”
Os candidatos de alguns dos principais partidos do país são rejeitados pela metade do eleitorado brasileiro. A constatação foi feita pela mais recente rodada da pesquisa DataPoder360. Se a eleição de 2018 fosse hoje, 47% dos entrevistados não votariam de jeito nenhum em um candidato do PSDB. A rejeição para um candidato do PT é de 50%. Aqueles que disseram votar com certeza em um candidato petista não chegam a 1/5 do total dos eleitores. A fidelidade ao PT é de 17%. Enquanto isto, 6% dos entrevistados responderam que votariam com certeza em um candidato tucano.

Centro: preferência nacional
O instituto de pesquisa perguntou aos eleitores também sobre a preferência no que diz respeito aos campos políticos. A pergunta sobre este item foi: “Você se considera uma pessoa mais à direita, ao centro ou à esquerda?”. A direita foi escolhida por 25% dos entrevistados. É mais do que aqueles que se identificam com a esquerda, 18%. O centro é a preferência de 23% do eleitorado. Pouco mais de 1/3 não soube ou não respondeu (35%). A pesquisa DataPoder360 foi realizada de 17 a 19 de junho de 2017. Foram entrevistados 2.096 brasileiros e brasileiras com 16 anos de idade ou mais, em 217 municípios. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Pior avaliação desde Sarney
O DataFolha divulgou uma pesquisa neste sábado que mediu a avaliação popular do governo Michel Temer. O instituto constatou que o governo Michel Temer (PMDB) é considerado “ótimo ou bom” por 7% da população. Trata-se da menor marca registrada em 28 anos. José Sarney (PMDB) ficou abaixo desse patamar, com 5% em setembro de 1989, em meio à crise da hiperinflação. A gestão do atual presidente é considerada ruim ou péssima por 69% do eleitorado e regular por 23%. Na comparação, em setembro de 1989, Sarney chegou a 68% de ruim ou péssimo e 24% de regular.  O novo levantamento do Datafolha, feito entre quarta-feira (21) e sexta-feira (23), com 2.771 entrevistados, mostra Temer com a avaliação em queda. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos.

Vergonha da nacionalidade
O DataFolha  incluiu na pesquisa uma sondagem sobre a implicação das crises política e econômica instaladas no país para a autoestima dos brasileiros. A vergonha da própria  nacionalidade acometeu 47% da população, maior índice registrado pelo Datafolha desde o início da série histórica, em março de 2000. De acordo com a pesquisa, 50% dos eleitores hoje sentem mais orgulho do que vergonha de serem brasileiros.

Comissão da PEC

A comissão especial, da Assembleia Legislativa, que vai analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para limitar o crescimento dos gastos públicos por 20 anos, deverá ser instalada nesta semana. O projeto deverá ser votada até no fim deste ano. Um ato do presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), criou a Comissão que vai discutir e votar um parecer sobre o mérito da PEC proposta pelo Governo do Estado. A PEC limita o aumento dos gastos à inflação.

Formação
De acordo com o ato publicado no Boletim da Assembléia, foram designados seis parlamentares para a composição da Comissão Especial que vai analisar a PEC do Teto de Gastos: Carlos Augusto Maia (PSD), Dison Lisboa (PSD) e Getúlio Rego (DEM), como titulares; e Cristiane Dantas (PC do B), Albert Dickson (Pros) e Hermano Morais (PMDB), suplentes.  

Paralisação
O sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte anunciou que a categoria vai aderir à greve geral convocada por centrais sindicais para a próxima sexta-feira. A mobilização é contra o que apontam como “desvalorização dos servidores”, além das reformas da Previdência e trabalhista e, no Estado, os atrasos no pagamento de salários”.

‘Com impeachment, para que recall?’

Uma das autoras do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, a advogada Janaína Paschoal criticou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria a possibilidade de revogação, por parte dos próprios eleitores, do mandato de presidente da República. Apelidada de “recall”, a proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. “Para presidentes que cometem crimes, temos o instituto do impeachment, que já se mostrou suficiente por duas vezes. Para que recall?”, questionou Janaína, por meio de seu Twitter.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas