sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Sangria de barragem potiguar pode superar marca histórica

- Publicidade -

CHUVAS NO RN - Barragem Armando Ribeiro já sangra o dobro da capacidade

Publicada às 15h40

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves já comporta o equivalente a sua capacidade e a do açude de Santa Cruz do Apodi juntos. A sangria ocorreu no dia 27 de março. O dado, levantado pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), ilustra a situação dos reservatórios do Rio Grande do Norte após as chuvas que caíram nos últimos dias.

Ainda de acordo com o levantamento realizado diariamente, a barragem da bacia Piranhas-Açu está a 30 cm da maior sangria de sua história, ocorrida em 1985. Na ocasião, sangrou com lâmina de 4,22 metros. O volume vertido até o momento é de 2 bilhões e 945 milhões de metros cúbicos. Moradores da região e turistas visitam o local para acompanhar de perto a força das águas da mais importante fonte de abastecimento do Rio Grande do Norte

Localizada no município de Assu, a Armado Ribeiro é a maior barragem potiguar. Atualmente, abastece os municípios de São Rafael, Jucurutu, Assu, Itajá, Ipanguaçu, Pendências e Alto do Rodrigues – seja através de sistema adutor ou pelo tradicional método de distribuição dágua – através dos rios. O limite de armazenamento do reservatório é de 2,4 bilhões de metros cúbicos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas