terça-feira, 16 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Santuário terá manifestações contra excluídos

- Publicidade -

Aparecida (SP) – O Santuário Nacional de Aparecida, maior centro de  peregrinação do País, no Vale do Paraíba (SP), será palco hoje, feriado  do Dia da Independência, de manifestações de protesto contra a exclusão social.  O evento começa logo cedo, com a concentração de caravanas no Porto de Itaguaçu,  local onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada. De lá, os manifestantes  partem em caminhada para o Santuário Nacional.

Cerca de 10 mil manifestantes devem participar de dois atos que marcam o 12.º  Grito dos Excluídos. O primeiro protesto, às 9 horas, será em frente ao portão  principal do Santuário e o segundo, 30 minutos depois, no pátio da Basílica.

 “O primeiro será dos trabalhadores excluídos, que estão desempregados. O segundo  ato, para denunciar todo tipo de exclusão que há neste país”, informou o coordenador  da Pastoral Operária de Santo André, no Grande ABC (SP), Valmir Rezende.

Organizado por comunidades católicas que formam a Pastoral Operária Nacional,  o 12.º Grito faz parte da 19.ª Romaria dos Trabalhadores, que reúne pastorais  de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. “Durante todo dia,  esperamos cerca de cem mil pessoas desses quatro Estados.”

Boa parte assistirá  à missa solene, realizada logo depois do Grito, às 10h30, celebrada pelo padre  Raymundo Damasceno Assis.

Neste ano, do manifesto falará de indignação, mas,  segundo os organizadores, o protesto é apartidário. “Não queremos que nenhum  candidato venha. Não é este o objetivo do Grito. Aqui, os candidatos não têm  vez e nem fala.”

Representantes de dez países latino-americanos são esperados no ato, que tem  o tema “Na força da indignação, semente de transformação”.

“É um grito de repúdio  contra a política econômica, a corrupção e a violência que assola o Brasil. Será um momento onde os esquecidos estarão em cena, em destaque”, completou  Valmir Rezende.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas