quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

São Paulo domina a lista de concorrentes aos prêmios

- Publicidade -

ELOGIOS - Dunga enalteceu a capacidade de renovação brasileiraRio (AE) – Campeão antecipado, o São Paulo teve oito jogadores indicados ao prêmio dos melhores do Campeonato Brasileiro, além de Muricy Ramalho, que  está na disputa entre os técnicos. Eles estão entre os três finalistas de cada  posição na votação organizada pela CBF, que terá o resultado conhecido em quatro  de dezembro, em festa no Teatro Municipal, no Rio – a competição acaba no dia  anterior.  

O anúncio dos finalistas da segunda edição do Prêmio Craque do Brasileirão  foi realizado nesta quinta-feira, também no Teatro Municipal, do Rio. Os três  melhores jogadores de cada posição, além dos técnicos e árbitros mais votados,  foram revelados pelo técnico da seleção, Dunga, e seu auxiliar, Jorginho.

Os finalistas foram os mais votados num colégio eleitoral composto por 350  integrantes. Depois, no dia quatro de dezembro, o vencedor de cada categoria  será apontado na festa no Teatro Municipal, mas os segundos e terceiros colocados  também serão premiados. Além disso, o mais votado de todos vai ganhar o prêmio de melhor jogador do  Campeonato Brasileiro.

No ano passado, a vitória foi do atacante argentino Carlitos  Tevez, que defendia o Corinthians na época. Esta edição do Prêmio Craque do Brasileirão também fará uma homenagem especial  ao ex-jogador Djalma Santos, que foi bicampeão mundial com a seleção nas Copas  de 1958 e 62.

Dunga exalta capacidade de renovação

O técnico da seleção brasileira, Dunga, enalteceu o contínuo  processo de renovação do futebol no Brasil, ao divulgar nesta quinta-feira,  no Rio, os candidatos à seleção do Brasileirão. “Nós somos muito críticos. O  futebol brasileiro tem uma capacidade incrível de se resgatar e de revelar novos  talentos”, afirmou o treinador, em referência à saída de dezenas de jogadores  para o exterior todos os anos e à dificuldade de disputar bons jogadores com os clubes europeus, donos de orçamentos bem mais generosos. 

Os elogios de Dunga aos jogadores brasileiros não pararam por aí, pois, ao falar  sobre o atual cenário no futebol europeu, o técnico da seleção abusou do patriotismo:  “Os jogadores que fazem a diferença lá fora, nos campeonatos europeus, são os  brasileiros”.  Dunga afirmou ainda que alguns clubes, como o campeão São Paulo, aprenderam  melhor a se adaptar à nova legislação e à realidade do mercado para evitar a debandada de jogadores. “As equipes estão se reestruturando e aprendendo a lidar  melhor com a situação, e quem se adaptou melhor tem feito as melhores campanhas”,  disse, citando ainda o Internacional, campeão da Libertadores, e o Grêmio, que  luta com o rival pelo vice-campeonato. 

Por ser um partidário dessa “organização”, o técnico da seleção se colocou como  defensor do sistema de pontos corridos para o Campeonato Brasileiro. “Ninguém  pode querer se organizar a três meses do fim do campeonato e querer sair com  o título. Deve ser premiado aquele que se preparou melhor desde o começo”, explicou.  Para quem acha que falta emoção a um campeonato sem finais, dunga respondeu:  “É emocionante porque todas as partidas, do começo ao fim, valem os mesmos três  pontos”. 

Dunga disse que os 33 indicados à seleção do campeonato, três em cada posição,  têm condição técnica para defender a seleção brasileira. “São jogadores de grande  valor. É claro que a seleção não é montada apenas com quem está no Brasil, mas  todos eles mostraram que, se for necessário, podem ser convocados”, afirmou. 

A prática, no entanto, não comprova o que disse o técnico da seleção: dos 38  jogadores que ele convocou até agora, apenas nove atuam no futebol brasileiro,  e o único a ser chamado mais de uma vez é o lateral-esquerdo Marcelo, que jogou  o Brasileiro pelo Fluminense e concorre ao prêmio de melhor da posição no campeonato,  mas já foi negociado com o Real Madrid.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas