quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Sape lança campanha contra aftosa

- Publicidade -

VACINAÇÃO - Rebanho bovino do RN vai passar por nova etapa de vacinaçãoO lançamento oficial da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que começa no dia 1º de outubro, será realizado pela Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) na próxima terça-feira, durante a realização da reunião do Conselho dos Secretários de Agricultura do Nordeste.

 O rebanho atual do estado está em torno de 900 mil cabeças. Até o fim desta etapa, no dia 31 do próximo mês, a secretaria espera ter vacinado, no mínimo, 80% desse total. No ano passado, o período rendeu 83% de cobertura. Depois da campanha, os faltosos serão procurados pelo órgão e obrigados a vacinar os animais. A titular da Sape, Larissa Rosado, ressalta a importância de os criadores para continuarem a fazer a sua parte adquirindo as vacinas com antecedência

Ela observa também que, com a possível transformação do Rio Grande do Norte em área livre, logo após o encaminhamento do concurso público para contratação dos 97 profissionais que ampliarão o quadro dos funcionários do Instituto de Defesa Animal (Idiarn), somente restarão os estados da Paraíba, Alagoas, Ceará e Piauí como área de risco desconhecido.

Dentro deste cenário, embora o Rio Grande do Norte, Pernambuco e Maranhão fiquem como área de risco desconhecido, existirão as barreiras geográficas dos estados vizinhos, dificultando uma maior integração da genética nordestina, notadamente em relação à realização do intercâmbio nas feiras e exposições agropecuárias.

Como representante regional dos secretários de agricultura do país, Larissa Rosado diz que “é preciso nos unir aos estados ainda não reclassificados para, junto ao com o Ministério, traçarmos um plano de trabalho para a região”. Ela acredita que em 2008 os quatro estados restantes também se transformarão em áreas livres da aftosa. Ela lembra ainda que o ato de publicação do concurso público do Idiarn deverá ser ratificado no lançamento da segunda etapa da campanha de vacinação.

A confirmação de que o RN vai ser finalmente reconhecido como área livre da febre aftosa foi dada a governadora Wilma de Faria pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, na quarta-feira passada, durante audiência realizada em Brasília.

Defesa agropecuária discute sanidade animal

A reunião da próxima terça-feira, que será realizada no será no Parque Aristófanes Fernandes (Parnamirim), está sendo coordenada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O titular da pasta, Inácio Afonso Kroetz, se encontra em Natal com os secretários de Agricultura, superintendentes e chefes das Divisões Técnicas e os dirigentes dos órgãos estaduais de execução da sanidade animal dos estados da Região Nordeste.

A reunião será a partir das 9h, no auditório da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc). Estará em pauta a apresentação da situação da sanidade animal por cada estado, compreendendo os aspectos de logística, equipamentos, recursos humanos, legislação, cadastramento, entre outros.

O secretário Inácio Kroetz, que estará acompanhado do superintendente federal de Agricultura no RN, José Teixeira de Souza Júnior, entra em outra reunião na Anorc, para as apresentações individuais dos responsáveis pelos serviços estaduais de execução da defesa sanitária animal na Região Nordeste. Nesta reunião, serão apresentadas a Kroetz a situação da estrutura física e operacional dos diversos serviços, tais como escritórios locais, equipamentos, recursos humanos, legislação, cadastramento e outros.

Após o almoço, de 14h às 18h, será discutida a definição do cronograma de execução da vigilância sanitária nos estados nordestinos, com vistas à mudança para a Zona Livre de Febre Aftosa.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas