terça-feira, 16 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Saúde do condutor precisa ser observada

- Publicidade -

CURSO - Saúde do condutor foi debatida durante o FórumImprudência e uso exagerado de álcool. Sem dúvida alguma, essas são as principais causas dos acidentes de trânsito ocorridos no Rio Grande do Norte e de acordo com o Detran-RN, só um trabalho sério e constante de educação e conscientização sobre a importância da saúde dos condutores pode colaborar para a diminuição deste problema, que já está se tornando um caso de saúde pública.

Para isso foi realizado na manhã de ontem, o I Fórum de Trabalho da Coordenadoria Médica e Psicotécnica do Detran-RN, evento que reuniu 100 pessoas entre técnicos, peritos médicos e funcionários do órgão que participaram de um ciclo de palestras sobre saúde do condutor.     

Segundo estimativas do Detran, só no ano de 2005 a cidade de Natal registrou 1.268 acidentes e desses, 67 tiveram mortes, o que significa dizer que a cada cinco dias, alguém morre devido a acidente no Estado. Para a secretária adjunta da STTU, Lúcia Rejane de Almeida, esses números só irão cair com um forte trabalho de educação de motoristas e pedestres, aliado a um modo mais criterioso de conceder as habilitações.   

Para o médico perito de trânsito do Detran-PB, Fábio de Almeida é preciso que as autoridades tomem uma atitude imediata e atuem coercitiva e preventivamente para evitar esses acidentes.

“Já não é mais possível permitir que as pessoas saiam dirigindo apenas por terem boa visão como aconteceu durante muitos anos. Outros fatores devem começar a ser observados na hora de conceder um laudo médico para alguém que pretende tirar ou renovar a sua habilitação”, afirma.

Conforme ele, o condutor tem de ser visto como um todo e pessoas que possuem problemas de obesidade, cardíacos, diabetes e epilepsia, precisam de cuidados maiores e caso não estejam fazendo seus tratamentos corretamente, podem se tornar protagonistas de diversos acidentes de trânsito.

O perito explica que de um modo geral, existem apenas três tipos de acidentes de trânsito e desses, 80% são causados por falhas humanas, 15% por falha dos veículos e 5%, por falhas da via e lembra, que a maior parte dos acidentes acontece com condutores na faixa de 19 a 28 anos de idade, que normalmente são mais imprudentes no trânsito.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas