quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Saúde realiza bloqueio para conter doença

- Publicidade -

A Vigilância Sanitária no Rio Grande do Norte está atenta para que o surto de sarampo da Bahia não chegue aos municípios potiguares. Assim que os primeiros casos foram notificados na cidade baiana de João Dourado, em  novembro do ano passado, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) realizou o bloqueio vacinal, imunizando pessoas incluídas no grupo de risco — principalmente caminhoneiros que fazem a rota Bahia-RN.    

Segundo a subcoordenadora temporária de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Maria Suely Lopes Correia, as medidas de prevenção estão sendo tomadas. A Secretaria de Saúde , inclusive, está orientando os potiguares que forem passar o carnaval em Salvador a procurar uma unidade de saúde. Suely lembra que a vacina só é necessária para aqueles que ainda não tiveram a doença e nunca tomaram a vacina.  

De acordo com ela, depois do surto da Bahia nenhum caso suspeito apareceu no Rio Grande do Norte. As últimas notificações da doença no Estado são de 1999. Na Bahia, os últimos registros também eram dessa época. A doença voltou no final do ano passado e, de acordo o resultado da análise do laboratório Fiocruz, o vírus encontrado lá veio do Canadá, Europa ou África.

Com mais quatro casos de sarampo confirmados no Estado, todos na cidade de Filadélfia, já são 47 as pessoas doentes. A Secretaria de Saúde da Bahia já admitiu que há um surto da doença e recomenda aos turistas que se vacinem uma semana antes de embarcar.  No próximo sábado, dia 20, o Estado dará início a uma campanha de vacinação. O principal alvo são os homens com idade entre 12 e 39 anos, já que a maioria das crianças e mulheres  foi atendida.

Os profissionais de saúde e da rede hoteleira, aeroportos, portos, taxistas, além de profissionais do turismo e do sexo, quartéis, corpo de bombeiros e caminhoneiros, atualmente, constituem os principais grupos de risco para a doença.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas