sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Saúde realiza vacinação em massa contra rubéola

- Publicidade -

Com uma meta de imunizar 1,5 milhão de pessoas, das quais 400 mil em Natal, será lançada hoje, às 8 horas, na Unidade de Saúde Monte Líbano, no distrito sanitário Oeste, a Campanha Nacional de Vacinação de Eliminação da Rubéola, doença causada por vírus, transmitida por via respiratória, e que atemoriza a população porque pode causar má formação congênita ao embrião. As mulheres grávidas naturalmente são aconselhadas a tomar a vacina, mas diante da possibilidade de novos surtos, pessoas de 12 a 39 anos de ambos os sexos devem ser imunizadas.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite, voltada para crianças de zero a cinco anos, também será realizada hoje. Todos os postos de Estado estão preparados para as campanhas. A vacina contra rubéola será oferecida até o dia 12 de setembro. Pessoas entre 12 e 19 anos receberão a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), e os mais velhos, dos 20 aos 39 anos, serão vacinados com a dupla viral (sarampo e rubéola).

No ano passado, onze pessoas foram infectadas por rubéola no RN. Em 2008, houve dois casos. A Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar, em Natal, 400.185 pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 95% dessa população. Na capital, os postos de vacinação serão abastecidos com 440 mil doses de vacinas, distribuídos nos cinco Distritos Sanitários. No dia 30 de agosto, acontecerá a segunda etapa da campanha da rubéola, denominado Dia D.

O slogan da campanha nacional é “Vacinação Virou Programa Família”, porque as famílias já estão acostumadas a levar as crianças pequenas para receber a imunização contra a poliomielite e agora devem ir em grupo para o posto tomar a vacina contra rubéola. Os postos de vacinação funcionam hoje das 8 às 17 horas. As pessoas devem levar o documento de identidade e cartão de vacinas para atualização.

A eliminação da rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) até 2010 é o compromisso firmado pelos países das Américas durante a 44ª Reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A síndrome pode causar aborto ou provocar deformações no bebê. A rubéola não ataca com muita força, podendo muitas vezes passar despercebida. Entretanto, esta característica torna a doença de difícil diagnóstico.

A campanha da gotinha contra a pólio tem o objetivo de atingir pelo menor 95% das 64.365 crianças de zero a cinco anos. Cerca de 100 mil doses da vacina que serão distribuídos nos postos de vacinação em Natal. A SMS disponibiliza 216 postos de vacinação, sendo 202 fixos e 14 volantes, envolvendo 1.991 profissionais.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas