Se o inverno continuar Fátima garante sementes em fevereiro

Publicação: 2020-01-26 00:00:00
Cassiano Arruda 

Enseada de Jacumã - A governadora Fátima Bezerra tem se mostrado otimista com o desempenho da agricultura familiar, com as chuvas que estão se registrando em todas as regiões do RN. Antes de qualquer cobrança ela já fez um aviso que o Governo do Estado está tomando as providências necessárias para iniciar a distribuição das sementes logo em fevereiro, se o inverno continuar.

Depois de sete anos consecutivos de seca, os primeiros sinais de inverso são animadores, estimulando tanto as previsões científicas, de que 2020 será um ano com chuvas acima da média, assim como mostram as experiências dos sertanejos.

Carne toma o lugar do tomate como vilão que ajuda inflação
A carne tomou o lugar do tomate como o produto que mais subiu de preço nos supermercados no ano passado.
Por anos seguidos era o tomate que ocupava essa posição entre os itens com maiores altas no varejo. Mas, em 2019 teve posição oposta,  foi o que mais caiu de preço.

Entre as dez maiores altas registradas no ano passado, oito foram de carnes, e destas sete bovinas e uma de corte suíno. A grande importação de proteína animal feita pela China, por causa da peste suína africana que dizimou os plantéis do pais asiático fez a cotação da arroba do boi atingir o pico histórico no fim do ano passado.

Ex-presidente da Assembleia quer voltar a ser vereador em Natal
Nelson Hermógenes  Freire,  69 anos, Advogado, Economista, Jornalista, além dos três diplomas de graduação, possui um dos mais vastos currículos nas áreas, politica, administrativa e cultural do RN.

Foi Presidente da Assembleia Legislativa e integrou a Câmara Municipal de Natal, foi Presidente da Potigás, Secretário de Estado do Desenvolvimento e Turismo,  e atuou como empresário do comércio. Também é músico e compositor e integra o quadro de sócios do Instituto Histórico e Geográfico do RN.

Quando pensava ter encerrado sua carreira política, interessou-se pelos problemas comunitários da Zona Leste de Natal, compreendendo as Praias, Mãe Luisa e Petrópolis. E é nessa condição que está conversando sobre sua candidato a Vereador.

Franklin Jorge prepara o seu retiro final de volta ao campo
O escritor Franklin Jorge decidiu que chegou a hora de parar. Com suas poucas economias, conseguiu comprar um terreno, em Pium, na zona rural da Grande Natal, onde pretende construir a sede do Instituto Franklin Jorge, ,um galpão com um pequeno apartamento para morar e se dedicar inteiramente a preservação de sua obra. - .Franklin acredita que realizando campanhas conseguirá construir a sede, com paredes de taipa. E está procurando identificar os mecenas natalenses, que o ajudem a começar a obra, ainda nesse primeiro semestre.

Rogério fala das reformas que mudam o Brasil e não se isola
O Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho,  estará quarta-feira, na Casa da Indústria, falando para o empresariado local:

- As Reformas que estão mudando o Brasil.
Além de manter os canais de comunicação desimpedidos com o publico que reconhece o trabalho que realizou, ele evita permanecer na defensiva como um alvo parado.

UERN tem mais uma cota para o vestibular deste ano
A UERN – Universidade do Estado – além da cota étnico-racial, vai ter a partir deste ano o Argumento de Inclusão Regional, que define um percentual de vagas para os oriundos da região onde pretendem se matricular.

A UERN oferecer, este ano, 2.430 vagas no Processo Seletivo de Vagas Iniciais nos cursos de graduação, modalidade presencial. O acesso será exclusivamente através da Plataforma do SISU, que utiliza as notas do ENEM.

Crescimento de Bolsonaro não estimula nenhuma explicação
Até parece que os cientistas políticos de plantão ficaram no veraneio. Não se conhece um só parecer sobre o crescimento do índica de aprovação do Governo Bolsonaro, que, segundo a pesquisa CNT/MDA foi de 29.4% para 34.5%, e a reprovação caiu de 39.5% para 31%.

As sucessivas quedas no primeiro ano de mandato provocaram inúmeras teses e parecerem sobretudo quando ele se colocou como o pior avaliado em 30 anos.

ABC proíbe torcedor com rádio de pilha visto como sendo arma
No último domingo o torcedor foi impedido de ocupar lugar na arquibancada, portando rádio de pilha, no estádio Frasqueirão, do ABC, clube que foi suspenso por duas partidas, obrigado a jogar de portões fechados para o torcedor.

Na partida contra o Santa Cruz pelo campeonato local, veio a proibição do torcedor portar o tradicional radinho de pilha, que já fez parte do uniforme do torcedor. Nos anos 70 até o  Presidente da República, Garrastazu Médici, tido como torcedor-padrão frequentava os estádios sempre com o radinho no ouvido.

Ou o valor referencial do rádio tornou-se muito baixo que o torcedor usa para estravar sua revolta, sabendo que vai perder o equipamento ou na hora de se discute o direito do cidadão andar armado vale tudo para ser contra.

Governo Bolsonaro é ameaçado por Medida Provisória Porcina  
Regina Duarte anda tão na moda em Brasília, que um dos seus personagens, ameaça o Governo do Presidente Bolsonaro. É a “MP Viúva Porcina” (aquela que foi sem nunca ter sido). MP que perde sua validade dia 16 de fevereiro. É a MP que cria carteira de estudantes digital emitida pelo MEC e acaba com a exclusividade de entidades como UNE e UBES de confeccionar o documento.

O Governo quis chamar de MP “Liberdade Estudantil”, mas os fatos apontam em outra direção, para o documento que assegura a meia estrada em casas de espetáculo. Foram emitidas, apenas 184 mil carteiras, gratuitamente. UNE e UBES cobram R$ 35 por suas carteiras.

Jornal Washington Post mostra que Trump é o verdadeiro “Sr. Mentira”
O serviço de checagem de informação do jornal Washington Post mostrou que Donald Trump, nos seus três anos de governo dez 16.2 mil “alegações falsas ou enganosas”.No primeiro ano de  mandato, ele mentiu 1.999 vezes. E m 2018, esse número foi acrescido de outras 5.689 declarações inverídicas, totalizando 7.688.

No ano passado, o Presidente dos Estados Unidos fez 8.155 alegações falsas. Segundo o jornal, isso quer dizer que, em um único ano, o presidente americano deu mais declarações falsas ou enganosas do que o número total de mentiras que ele havia contado nos dois anos anteriores.

A escalada das mentiras de Trump: em 2017, 6 por dia; em 2018, 16 mentiras/dia e no ano passado 22 mentiras por dia.

FHC confirmou presença no congresso da maconha
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso confirmou presença no Cannabis Thinking, workshop sobre as possibilidades da cannabis medicinal para o mercado brasileiro. FHC falará sobre sua experiência on Drug Policy” na “Global Commission”. O evento será dia 7 de março em São Paulo.

Diária de hotel subiu menos no Nordeste
Segundo o Fórum de Operadoras Hoteleiras, o preço das diárias de hotel subiu 6.5% no ano passado. O menor índice foi na região Nordeste, 3.3%. Enquanto o maior aumento registrou-se na região Norte, 7.8%.

Governo faz campanha para Jovens deixarem de transar
O Ministério da Família e dos Direitos Humanos, da Dra. Damares Alves, programa uma campanha publicitária para difundir uma política de abstinência sexual para os jovens.

As peças serão divulgadas em fevereiro, para aproveitar a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. O objetivo da pasta, que trabalhará em parceria com o Ministério da Saúde, é estimular a "conscientização das consequências" de uma relação sexual na adolescência. Além das tradicionais campanhas que antecedem o Carnaval estimulando o uso de camisinha, agora o governo parece querer convencer alguns foliões também a... não transar".