quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Se todas as coisas…

- Publicidade -
Vicente Serejo
Gosto sempre de pensar, talvez por ser vítima de pensamentos imperfeitos, que o mundo é pequeno e nele cabem todas as coisas, desde que bem postas e em boas medidas. Mas, também reconheço o prazer de sabê-las, e, às vezes, tão surpreendentes. Entre encontros e desencontros, casuais uns e outros nem tanto, há qualquer coisa de transcendental. Algo que foge ao apenas comum: um nome, uma palavra, um livro, um detalhe, coisas do céu das humanas sensações. 
É que estou convencido de que há um céu e um inferno em cada ser humano. E é neles que a alma deposita o que ama, o que odeia, o que inveja e nega-se ao que lhe é indiferente. E há também um limbo, inóspito e sombrio, lugar do pecado e do arrependimento. De superior, se existe, só o perdão. Mas ai são outros quinhentos. Aos vaidosos não é dado perdoar com facilidade. Já os simples, despojados de tudo, esses perdoam e são naturalmente mais felizes.
Tudo começa e acaba no grau maior ou menor de aspiração. Pode ser mansa, e também esconder a força bruta do desejo. Ora, o desejo é uma fera. Se rompe a jaula da civilização que o domesticou, acorda a fúria indomável. É bom lembrar que o ódio é um amor enlouquecido. Daí não ser tão verdadeiro o slogan, bem azeitado nos santos óleos da boa-fé, quando afirma: quem ama não mata. Mata, sim. Não deveria, mas mata. Exatamente por um dia ter sido amor. 
Veja, Senhor Redator, o perigo que é um homem velho, já passado nuns tantos anos, divagar sobre os mistérios da carne e da alma. Acaba caindo em inesperadas digressões, feitas de caminhos que vão cavando na própria narrativa o desfiladeiro de recorrências que voltam, como os pássaros, quando a noite dos dias começa a chegar. A noite que vai jogando sombras sobre todas as coisas, feitas e desfeitas em caminhos e descaminhos e, às vezes, em tristes ais. 
Outro dia fiquei admirando a frase de uma crônica de Gregório Duvivier, na Folha de S. Paulo. Foi como se ele fosse escrever sobre um assunto qualquer e, de repente, descobrisse que era um homem sem o direito de esperar por um novo dia. E começa a crônica assim, guardei aqui: “Faz um ano que todos os dias se parecem”. Fazia tempo que não batia com os olhos numa coisa tão simples e tão melancólica. É verdade, há muito tempo que todos os dias são iguais. 
Hoje, também larguei a leitura de um ensaio brilhante sobre o significado profundo da pintura de Van Gogh, além das raras sensações do seu delírio, para escrever sobre as últimas leituras do poeta João Lins Caldas que li no blog de Fernando Caldas sobre a figura de ermitão do grande poeta. E acabei na melancolia dos dias sempre iguais. Tem nada não. Fica pra depois a história dos livros achados debaixo de sua rede quando parou, velho e triste, seu coração… 
MÉTODO – O ministro Rogério Marinho instalou um potente silencioso e conseguiu abafar qualquer tipo de ruído quando caminha e conversa aqui no Estado pavimentando a sua eleição. 

DÚVIDA – O ministro não demonstra um interesse declarado em disputar o governo, mas pode aceitar o desafio do Senado ficando para o também ministro Fábio Faria a disputa do governo. 
FUTURO – Uma dupla marcadamente bolsonárica para governador e senador necessariamente passa pela avaliação do governo Jair Bolsonaro em meados de 2022. O que não é impossível. 
ALIÁS – Os dois – Marinho e Faria – com características opostas: o primeiro, maduro e matreiro, apura o silêncio que apaga os rastros; o segundo, de jovem euforia, canta feito canário da terra.   
DESAFIO – O prefeito de Acari, advogado Fernando Bezerra, tem um grande desafio sobre a sua mesa: construir o centro de produção industrial de confecção que vai gerar 400 empregos.
PROJETO – Até fim de 2022 serão construídos dez galpões industriais, instalação de máquinas e equipamentos, um investimento aprovado pelo governo federal da ordem de R$ 20 milhões. 
GESTO – O empresário Flávio Rocha ocupou sua página na consagradora revista Forbes para defender a Ford. E foi além: sua saída do Brasil dispara um debate sobre os rumos da economia.
TESE – O ex-deputado e hoje comandante do grupo Riachuelo não só defende a importância da vontade política, como um produto que precisa nascer da sociedade unindo todas as forças.
BRILHO – Uma estrela sobe e brilha discretamente no alto do firmamento intramuros da Cúria Romana: padre Flávio Medeiros que trabalha no Vaticano. Foi dele que partiu a ideia e foi ele que comandou o sonho de elevar a Matriz de Acari ao grau de Basílica Menor como aconteceu.
COMO – Padre Flávio Medeiros é hoje o sacerdote do Rio Grande do Norte mais próximo do Papa Francisco e o argumento para a decretação vaticana partiu do princípio de que foi na sua pia batismal que foi batizado Dom Eugênio Sales e a quem o então cardeal Bergoglio conheceu.
GESTOR – Já a preparação da Matriz de Nossa Senhora da Guia de Acari contou com a ação determinante do vigário, padre Fabiano Dantas, hoje uma promessa de liderança nos quadros da Igreja no Estado. O Seridó é a região de maior tradição histórica e religiosa da Igreja no RN.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas