Kassandra Lopes
da Agência Sebrae-RN
A pouco mais de um mês para o início do campeonato mundial de futebol, o projeto “Como aproveitar as oportunidades para a Copa do Mundo FIFA 2014” entra na fase final. Agora, lojistas de quatro shoppings de Natal estão recebendo capacitação nas áreas de atendimento e vendas com foco na Copa. Ao todo, funcionários de 200 lojas participam de palestras, workshops, oficinas, seminários e consultorias tecnológicas nas duas áreas. As ações começaram em fevereiro e fazem parte do Projeto Sebrae 2014 destinado ao setor de comércio e serviço.
A alta demanda de turistas esperada nesses centros comerciais foi um dos sensibilizadores para a formulação do projeto. “Vamos ter um fluxo de turistas do Brasil e de outros países na cidade muito intensa durante o Mundial”, justificou a gestora estadual do projeto Sebrae 2014 – Comércio e Serviço, Maria Emília Perreira. Além de reuniões com os lojistas para apresentação do projeto, são oferecidas palestras focadas em temas como oportunidade de negócios, show de vendas e criatividade no atendimento. Participam da iniciativa o Praia Shopping, Shopping Cidade Jardim, Natal Shopping e Norte Shopping.
Uma das preocupações do projeto é mostrar aos lojistas a importância da hospitalidade. “Percebemos que o atendimento ainda é muito focado na aparência. Um das intenções do projeto é desconstruir essa cultura. Na hora que o funcionário deixa de escolher, o cliente são abertas muitas oportunidades”.
O Programa está sendo realizado nas 12 sede da Copa: Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.