terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Sebrae cria serviço para micro

- Publicidade -

EXPOSIÇÃO - José Ferreira Melo mostra como vai funcionar o novo serviço criado pelo SebraeCom a abertura de mercado e a promoção e o apoio às exportações brasileiras, as micro e pequenas empresas estão tendo mais acesso aos negócios com o mercado externo. Para potencializar ainda mais esta participação nas exportações, o Sebrae no Rio Grande do Norte está lançando nesta terça-feira, às 9 horas, no auditório da instituição, um novo serviço de informações. Trata-se da Central Fácil – Comércio Exterior, cujo objetivo é reunir em um só lugar, na sede do Sebrae, em Natal, todas as instituições envolvidas direta ou indiretamente no processo de exportação.

Com o novo serviço, a central vai tornar disponíveis informações sobre incentivos estaduais, municipais e federais para o exportador e atuação em conjunto nos serviços de comércio exterior, emissão de certificados de origem, pesquisas de mercado, estatísticas de comércio exterior, classificação aduaneira de mercadorias, divulgação dos programas de cooperação internacional como Al-Invest, cadastro de empresas exportadoras e importadoras, consultorias empresariais, entre outros.

No caso específico do envio de mercadorias, o empresário poderá obter informações sobre transporte de cargas nos porões dos aviões, regularidade dos vôos internacionais, informações sobre empresas que transportam cargas, programação de navios; empresas (armadores) que operam regularmente e custos com transportes marítimos.

Na área de legislação estarão disponíveis informações sobre normas para exportação e importação de alimentos, documentação necessária, orientações para a expedição de licenças para exportação e para a classificação do objeto da exportação, utilização do Siscomex, despachantes credenciados. Além de informações sobre os produtos e serviços dos Correios para exportação, como: Exporta Fácil, Sedex Mundi e sites.

Informações sobre linhas de crédito e financiamento para os exportadores e investidores estrangeiros serão fornecidas pela Agência de Fomento do Estado, Banco do Nordeste e Banco do Brasil, que tem serviços como o Balcão de Comércio Exterior, em que o interessado disponibiliza informações e imagens do produto no site do BB. Segundo o Diretor Superintendente do Sebrae no RN, José Ferreira de Melo Neto, o serviço será prestado por 16 instituições geradoras de informações e serviços relacionados a negócios internacionais. " Com esta central, ampliaremos o atendimento às empresas interessadas nos processos de exportação e importação", explicou o diretor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas