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Sebrae disponibiliza cartilhas para orientar bares e restaurantes na retomada

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Com o objetivo de orientar empresários do setor de alimentação fora do lar quanto a situação provocada pela pandemia do novo coronavírus, uma parceria entre o Sebrae, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e a Galunion, consultoria especializada em foodservice, produziram cartilhas que vão apoiar os negócios no processo de retomada das atividades econômicas. Seis documentos estão disponíveis no Portal do Sebrae e novos serão elaborados enquanto perdurar a pandemia.
As peças abordam desde as novas precauções necessárias para evitar o contágio da Covid-19 até dicas de novos modelos de entrega
“O ano de 2020 está marcado por enormes desafios para as empresas desse segmento, pois o comportamento do consumidor mudou radicalmente. Nesse contexto, os empresários também precisam se reinventar”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles. “Além das adequações higiênico-sanitárias exigidas pelas autoridades de saúde, o cenário tem exigido revisão de processos, novas formas de gestão e vendas cada vez mais digitais”, complementa.
A primeira cartilha disponível no Portal ensina os empresários a implantar um serviço de delivery na era digital. O conteúdo oferece orientações sobre estratégia comercial e reforça a importância de aspectos como embalagens, formas de pagamento, plataformas de aquisição de pedidos, sistema de entrega, comunicação, promoção e pós-implantação. A cartilha detalha, por exemplo, que nesse momento em que as famílias estão confinadas em casa, o empresário precisa pensar em compor ofertas que atendam a mais de uma pessoa. Além disso, é fundamental deixar claro a quantidade de clientes que cada produto atende e pensar de que forma o alimento será servido na casa do consumidor.
A segunda cartilha esclarece os donos de pequenos negócios sobre como otimizar os processos para alcançar melhores resultados. Entre as informações está a de que o consumo de alimentos preparados fora do lar não vai parar com o fim da pandemia, mas todo o processo de produção da comida precisa ser revisto. A cartilha aborda três aspectos primordiais: produtos e receitas, processos e pessoas. O documento observa, entre outras sugestões, que uma das formas de otimizar o negócio é diminuir a diversidade de produtos e trabalhar com “especialidades da casa”, oferecendo de duas a três opções de pratos que serão incentivados nos aplicativos e outros canais de vendas.
Na série, os empresários são apresentados às diferentes modalidades de consumo que podem ser implementadas no estabelecimento, desde o tradicional delivery (entrega), até novos sistemas como o grab´n go (pega o produto e leva). As cartilhas ensinam que o grab’n go está se tornando mais comum e a situação de distanciamento social deve acelerar o processo de adaptação dos conceitos para este modelo de atendimento.
A quarta cartilha trata sobre como superar os desafios para a retomada do negócio. O conteúdo discute questões como qual o momento de reabrir a empresa, quais os cuidados necessários com a equipe, quais as adaptações recomendadas pelos protocolos operacionais, a possibilidade de estabelecer parcerias com fornecedores e o poder da colaboração. Neste documento, o empresário aprende que se sua venda no restaurante – antes da pandemia – era 100%; na nova realidade, a venda presencial talvez venha a representar apenas 60% do resultado. O restante do faturamento deverá vir de modalidades como delivery, grab’n go, catering, vendas de kits, eventos, dentre outras alternativas.
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