Sebrae lança publicação com dicas para candidatos às eleições 2020

Publicação: 2020-09-26 10:52:00
Os candidatos a prefeito e vereadores nas eleições deste ano contarão com um importante aliado para montar um plano de governo que contemple o desenvolvimento local, tendo como principais protagonistas os pequenos negócios estabelecidos nos seus municípios. O Sebrae está lançando nesta segunda-feira (28), às 15h, via plataforma Zoom, o ‘Guia do Candidato Empreendedor’ com 10 dicas, várias ideias e com mais de 100 ações para todos os candidatos a prefeito e vereadores dos municípios de todo o país. A publicação que poderá ser acessada pelo portal do Sebrae-RN digital.rn.sebrae.com.br, enfatiza o papel do prefeito e do vereador diante dos impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e no enfrentamento das crises sanitária e econômica, que assolam o país e o mundo.

Créditos: ELZA FIÚZA

A publicação digital possui 120 páginas e as dicas para os candidatos foram agrupadas em 10 temas distintos: priorize a geração de empregos; mobilize quem constrói o desenvolvimento; desburocratize e simplifique a vida dos empreendedores; apoie o empreendedor; priorize as compras locais; promova o empreendedorismo nas escolas; promova a qualificação de quem mais precisa; fortaleça o empreendedor desenvolvendo as vocações do município; incentive a cooperação e o crédito e promova a inovação e a sustentabilidade. O conteúdo do ‘Guia do Candidato Empreendedor’ apresenta uma linguagem clara e objetiva, destacando as questões mais relevantes para um plano de governo robusto.

“O Guia do Candidato Empreendedor é uma forma do Sebrae colocar em pauta o debate sobre a importância das políticas públicas num plano de governo que garanta o desenvolvimento local. Nesse momento de retomada da economia, o apoio ao empreendedorismo é imprescindível para fortalecer os pequenos negócios, que geram milhões de empregos em todo o país”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, destaca que as sugestões apresentadas na publicação é uma importante contribuição do Sebrae para os candidatos nas eleições municipais, marcadas para o dia 15 de novembro próximo. “São dicas importantes para que os futuros prefeitos e vereadores possam garantir um ambiente favorável, desburocratizado e simplificado para os pequenos negócios. A pandemia ressaltou mais ainda para a sociedade a importância e a força das micro e pequenas empresas para o país. E os eleitos podem garantir mais competitividade ao setor produtivo e fortalecer a economia municipal”, defende Melo.

Grandes números
O ‘Guia Candidato Empreendedor’ destaca a importância das políticas públicas como compromisso com o desenvolvimento local e os números dos pequenos negócios no Brasil. O portfólio Sebrae para os gestores públicos e algumas ideias para desenvolver o município com a força dos pequenos negócios também fazem parte da publicação digital. O projeto ‘Cidade Empreendedora’ também é destaque na publicação. No Rio Grande do Norte os municípios da região metropolitana de Natal, São Gonçalo do Amarante e Extremoz, além de Areia Branca na região salineira do estado, foram os pioneiros na implantação desse projeto. Para estimular as lideranças, o guia sugere a execução do Programa Líder, que permite uma agenda de desenvolvimento local com os principais líderes e apresenta ainda o ‘Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor’, que é um reconhecimento aos gestores municipais, como grandes incentivadores do desenvolvimento.

O Brasil é o quarto país mais empreendedor do mundo. Em 2019, mais de 53 milhões de brasileiros, ou seja, quase 39% da população adulta, estavam envolvidos na criação de um novo negócio ou em empreendimentos “antigos” (GEM – Global Entrepreneurship Monitor 2019). Grandes números dos pequenos negócios comprovam a força do empreendedorismo. Segundo o DataSebrae, são 7,083 milhões de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e 10,774 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs). Após a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar 123/2006) foram gerados 13,5 milhões de empregos pelos pequenos negócios. Atualmente a participação dos pequenos negócios no PIB nacional é de 30% e 15,4 milhões das empresas do país são optantes pelo Simples Nacional.

O guia lançado pelo Sebrae conta com o apoio da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), do Instituto Rui Barbosa, com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.

Com informações da assessoria do Sebrae


Leia também: