terça-feira, 23 de abril, 2024
29.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Sebrae premia gestão da qualidade

- Publicidade -

TROFÉU - Quatro empresas foram agraciadas pelo seu desempenhoO desempenho e a qualidade da gestão de micro e pequenas empresas serão premiados amanhã, em evento realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, às 19h, no novo escritório da instituição, na Zona Norte da capital. Nesta edição receberão o “Prêmio Sebrae Gestão da Qualidade” as empresas Apiário Brasil Flora, na categoria Agronegócios; Autopeças São Paulo, na categoria Comércio, a empresa Neto Automolas Ltda., na categoria Serviços, e Sorvetes Slup, na categoria Indústria.

O Prêmio tem por objetivo reconhecer os modelos de gestão com melhor desempenho no mercado, levando em conta a capacidade empreendedora do empresário e a gestão pela qualidade, além de reconhecer as empresas que se destacam em suas áreas de atuação e disseminar suas práticas para quem pretende fortalecer o negócio.

As quatro empresas passaram por um processo de avaliação que analisou as dimensões do empreendedorismo e da gestão pela qualidade. A primeira dimensão avalia a atitude empreendedora do empresário, a partir de atributos e características pessoais validadas internacionalmente. A segunda é uma avaliação da gestão pela qualidade, praticada pela empresa candidata, e de seus resultados, a partir de requisitos que representam o comportamento das organizações consideradas como referência.

Os benefícios para as empresas que disputam o prêmio são: aumento na capacidade de auto-avaliação; integração e alinhamento das várias atividades desenvolvidas na empresa; aumento do foco na realização dos resultados; descoberta de novas oportunidades e formas de otimização dos processos, além do compartilhamento de conhecimentos.

O Prêmio Sebrae  Gestão da Qualidade é realizado em parceria com o Movimento Brasil Competitivo e a Fundação Nacional de Qualidade. A premiação consiste na entrega de troféus. As quatro empresas premiadas contam com um histórico de conquistas e uma política de atuação voltada para a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, além de serem exemplos de empreendedorismo.

Empresas têm histórico de sucesso

Ao longo de uma década, a empresa Neto Automolas Ltda. investiu fortemente na equipe de profissionais e na parceria com fornecedores de marcas renomadas e no aperfeiçoamento tecnológico para oferecer produtos e serviços cada vez melhores. O resultado deste trabalho está sendo traduzido pela conquista do Prêmio Sebrae Gestão da Qualidade 2006, na categoria serviços.

O Apiário Brasil Flora iniciou suas atividades em Currais Novos, há cinco anos, atuando com a comercialização de mel com uma política de qualidade definida, segundo os padrões de exigência do Ministério da Agricultura. Atualmente a empresa conta com uma equipe de sete funcionários, sendo dois na comercialização e cinco na produção de mel.

O processo produtivo é acompanhado mensalmente e os registros são utilizados no planejamento de metas da produção do mel. Desde sua fundação, a empresa vem registrando um aumento contínuo da sua produção. No início eram apenas 30 colméias que produziam 5 mil quilos de mel por ano. Atualmente são 930 colméias, estando 600 em plena atividade no campo e as outras 330 preparadas para o surgimento de novas áreas de extração. A estimativa do proprietário do Apiário Brasil Flora, Marcos Dantas de Medeiros, é que a produção deste ano seja de 45 mil quilos de mel.

A Indústria de Sorvetes Slup, situada em Caicó, sertão potiguar, é fruto do sonho dos empresários Cleide Nogueira e Leandro Dantas. A marca Slup começou a atuar no mercado somente em 1995, mas quatro anos antes os empresários já planejavam ter uma marca própria, quando abriram uma empresa para representar a marca de sorvetes Fik Frio, de Natal, que expandia sua participação no mercado do Rio Grande do Norte.

A experiência e a vontade de ter uma marca própria motivaram os empreendedores a abrir as portas da indústria de sorvetes Slup, que tem uma produção diária de 17 mil picolés e 4.800 litros de sorvete. Para tanto, conta com uma equipe de 21 colaboradores, que se integram à produção da indústria, tendo como princípio a implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Há 14 anos o empresário mossoroense Luiz Fernandes de Oliveira fundou a Auto Peças São Paulo, atendendo ao município de Mossoró e região, com serviços de reposição de peças em veículos de grande porte, movidos a diesel.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas