segunda-feira, 29 de abril, 2024
24.1 C
Natal
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Seca atinge 80 cidades do Estado, aponta Emparn

- Publicidade -
Ao final do período da quadra chuvosa de 2021, correspondente aos meses de fevereiro a maio, conhecido como o inverno no interior do Rio Grande do Norte, o estado apresentou mais de 80 municípios em situação de seca fraca e seca moderada, conforme última classificação divulgada pelo Monitor de Seca. Municípios da Borborema Potiguar (como Santa Cruz, Tangará, Jaçanã, São José do Campestre, entre outros) apresentam situação mais crítica de severidade de seca. 
Situação da Borborema Potiguar é detalhada no levantamento
Comparando o mesmo período de 2020, o Monitor registra uma piora generalizada da condição de seca em todo Rio Grande do Norte. Ano passado, a metade do Estado encontrava-se sem seca aparente e a outra metade estava numa condição de seca fraca. “Esta situação foi motivada principalmente devido à qualidade do período chuvoso no Estado, que no ano de 2020 foi de normal a chuvoso e neste ano ficou 30,4% abaixo da normal pluviométrica”, avaliou Josemir Neves, pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). 
As análises apontam que a situação de seca da maioria das regiões se agravou, com exceção da região do Alto Oeste do Estado, onde predominava seca moderada houve um recuo para a condição de seca fraca. “A região do Seridó Oriental e parte da Borborema Potiguar são as áreas que apresentam a condição de Seca Grave no momento, isto motivado pelo baixo quantitativo de chuvas ocorridas nessas regiões e a situação da maioria dos reservatórios, que se encontram em situação crítica”, completou.
Junho
A unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) prevê um inverno de dificuldades para as regiões do Agreste e Leste do Estado. A estação começou oficialmente na última segunda-feira (21/06), e a previsão é de chuvas abaixo ou dentro da normalidade entre junho e setembro, segundo a Emparn. Caso as condições meteorológicas continuem a se comportar da mesma maneira, o mês de junho de 2021 poderá se configurar como o mais seco desde o início do monitoramento pluviométrico do Estado, em 1911.
De acordo com o chefe da unidade de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, as regiões Leste e Agreste do Estado são as únicas com maior possibilidade de presença de chuvas no inverno, mas segundo ele, os indicadores apontam para chuvas dentro da normalidade ou até abaixo da média para essas localidades. De acordo com o pesquisador, há uma preocupação com relação às recargas de água das lagoas no litoral potiguar, como as lagoas do Bonfim, Extremoz, Jiqui, entre outras.
“Até agora, está tudo abaixo da média. Estamos esperando uma regularidade nas chuvas na última semana de junho, julho e agosto, com a ocorrência de algumas chuvas, mas nada que possa recuperar o quadro presente hoje no Litoral e no Agreste. Por isso, essa preocupação com o manancial hídrico do Leste, porque o período de recarga começa em abril”, disse Bristot.
Entre os meses de maio e junho, os reservatórios costumam atingir o máximo de recarga, que começa a decair em julho e agosto. “E não tivemos recarga nenhuma. Isso é uma preocupação. Se nós tivermos um mês de junho e julho dentro da média, mesmo assim a recarga vai ser inexpressiva”, completou Bristot.
Segundo uma previsão divulgada pela Emparn na segunda quinzena de junho, o volume médio de chuvas no Estado entre junho e setembro de 2021 deve variar de 73,0mm na região Central, a 506,5mm na região Leste. O Agreste tem previsão de volume de precipitações de 226,9mm e a região Oeste com 85,1mm.
O período de chuvas no litoral vai até o mês de setembro, quando já se iniciou o período seco no interior do Estado. “São os últimos meses de chuva do Estado”, explicou o meteorologista. Em agosto, chega a estação dos ventos mais fortes, com as chuvas podendo se prolongar até o início de setembro mas, depois disso, as precipitações ficam mais raras no Estado entre setembro, outubro e novembro.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas