Secopa garante a entrega da Arena das Dunas dentro do cronograma aprovado pela Fifa

Publicação: 2012-05-15 15:54:00 | Comentários: 6
A+ A-
O Governo do Rio Grande do Norte disse ter recebido com "estranheza" a matéria publicada na edição desta terça-feira (15) do jornal “Folha de São Paulo” sobre suposto relatório da Fifa segundo o qual o estádio Arena das Dunas estaria sob risco de não ficar pronto a tempo para a Copa do Mundo de 2014.
Alex RégisDemétrio Torres, secretário extraordinário para assuntos relativos à Copa do MundoDemétrio Torres, secretário extraordinário para assuntos relativos à Copa do Mundo

De acordo com o secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo, Demétrio Torres, a matéria divulgada hoje (15) utiliza informações desatualizadas e mal interpretadas, que ignoram o balanço da evolução da obra do dia 30 de abril, segundo o qual a Arena das Dunas já está 23,03% concluída.

“O próprio COL (Comitê Organizador Local) foi tão surpreendido por esta notícia quanto nós. A reportagem apresenta números defasados para colocar Natal em posição de risco, ignorando o andamento atual das obras, que seguem em ritmo acelerado dentro do cronograma aprovado pela FIFA e segundo o qual a Arena das Dunas será entregue em dezembro de 2013”, disse o titular da Secopa RN, Demétrio Torres.

O Governo do Estado encaminhou um pronunciamento atribuído à Fifa contestando a matéria da Folha de São Paulo. Confira abaixo:

O documento a que a “Folha de São Paulo” se referia em um artigo publicado hoje é um subsídio para o trabalho de monitoramento interno desenvolvido no final de abril pelo Comitê Organizador Local (COL) e pela Arena, em colaboração com o consultor especial de estádios da FIFA. Este documento é para os especialistas em estádios e pode ser facilmente mal-interpretado se lido fora de contexto e sem conhecimento dos vários parâmetros e critérios de avaliação. É importante destacar que, em trabalhos de construção, mudanças acontecem diariamente e podem ser influenciadas por vários fatores externos (clima, greves,...),  desencadeando alterações significativas no curso dos preparativos. Novas mudanças podem ocorrer rapidamente de verde para amarelo ou para vermelho e vice-versa. O documento é atualizado mensalmente, pois há vários fatores que podem influenciar e afetar a construção. É impossível tirar conclusões sobre o estado dos preparativos tendo por base apenas um relatório, sem avaliar a situação por inteiro.

O que é importante destacar é o progresso significativo feito nas sedes para a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, em particular, Salvador, Rio de Janeiro e Recife. Além disso, na reunião de cúpula da Copa do Mundo da FIFA 2014 realizada em Zurique no dia 08 de maio de 2012, a FIFA, o COL e o governo concordaram em trabalhar em conjunto para integrar os sistemas de monitoramento e convergir nos parâmetros de avaliação.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários

  • willieromualdo

    O gestores pensam que a copa se faz apenas com um estadio e que por sinal, anda longe de estar pronto...mobilidade, saúde, segurança pior que nao ter nada pronto é saber que nao está nem caminhando...imaginemos em 2014 como nao vai ser....greves uma em cima da outra,pois com um regime autoritario que o governo impõe e o descaso com o funcionalismo publico Romario está certo em dizer que a copa vai ser um fracasso, uma vergonha.

  • veriano42

    eu acho que esse demetrio acha que todo nós somos imbecil,pq esta na cara de todos que nao tem como construir esse estadio para a copa 2014, mas se eu fosse um juz dava uma carta de credito a esse imbecil com a seguinte condição se ele nao construir passar o resto da vida dele na cadeia o que acha demetrio ein concorda me der um retorno !!!!!!!!!

  • josenunesmelo

    Quando houve o anúncio de que Natal seria uma das sede. Acredito que muitos lembram-se dos pronunciamentos dos políticos da terra. Notadamente Micarla/Rosalba/Zé Agripino/Garibaldi/Henrique Eduardo e outros menos expressivos, falando numa só voz de que a cidade seria comtemplada com o Aeroporto de S. Gonçalo e obras de mobilidade tais como: Novas avenidas, túneis, viadutos, Metrô de superfície ou VLT, hospitais e muito mais. Nem mesmo o prolongamento da Prudente que vem se arrastando a mais de 2 anos além do tempo prometido, não foi ainda concluído. É muito difícil sonhar.................

  • maxhist

    O pior não é o estádio pronto.... é não termos nenhuma obra de mobilidade dessa copa. Essas sim estão atrasadas e ninguém fala!

  • ivan.moreira.anjos

    O sr. secretário Dr. Demétrio Torres, fala como o estadio tivessem mais ou menos nus 60% concluido e vejo todo dia ao passar por ele é simplesmente 4 estacas de aproximadamento 50 cm e nada a mais até os funcionários que estão trabalhando pode se contar nos dedos, assim não vai sair nunca, enquanto em Pernambuco, Ceará e a Bahia estão trabalhando com de 1500 empregados, aqui em Natal estão trabalhando em ritmo de formiguinha.

  • marciaferreiranatal

    Só acredito vendo que o estádio vai ficar pronto à tempo. Isso falando no mínimo, uma vez que a copa não se faz apenas com estádio, mas com toda uma infra-estrutura, coisa que a população de Natal até hoje nem de longe sabe o que significa. A pessoa quer dizer que foi governadora do estado quando a capital foi uma das sedes da copa, mas não se preocupa em garantir o básico, que é saúde, educação, segurança... Troco sem pestanejar essa copa por mais segurança nas ruas, saúde em condições dignas e escolas que de fato funcionem e eduquem. Vergonha..