Secretários tomam posse amanhã

Publicação: 2019-01-01 00:00:00
A+ A-
Ao anunciar a maioria do secretariado, a governadora eleita, Fátima Bezerra, destacou que os critérios elencados e que culminaram na escolha desses profissionais foram a alta qualidade técnica, experiência, espírito público e compromisso com as diretrizes de um governo de inclusão. Pelo anunciado, a Administração direta terá uma configuração um pouco diferente da atual, com duas mudanças: a criação da Administração Penitenciária e a mudança de nomenclatura da Secretaria de Assuntos Fundiários e Reforma Agrária (Seara) para Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF). Dezessete nomes foram anunciados até a sexta-feira (28). Falta anunciar Relações Institucionais, Esporte e Consultoria Geral do Estado. 

Infraestrutura
Gustavo Rosado Coelho
Créditos: DivulgaçãoGustavo RosadoGustavo Rosado

É engenheiro civil e bacharel em Direito. Integra o quadro permanente da UFRN, lotado na Superintendência de Infraestrutura. Desenvolve suas atividades como Assessor da Direção Geral do Instituto Metrópole Digital da UFRN, na elaboração do projeto para constituição do Parque Tecnológico Metrópole Digital. Tem experiência na área de administração de grandes complexos prediais, com ênfase na Gestão Ambiental.

Gabinete civil do Estado
Raimundo Alves
Créditos: DivulgaçãoRaimundo AlvesRaimundo Alves

É economista, formado pela UFRN, e trabalha com a governadora eleita como assessor parlamentar há mais de uma década, onde se especializou em articulação política e assuntos parlamentares..

Gestão de projetos e articulação institucional
Fernando Mineiro
Créditos: DivulgaçãoMineiroMineiro

É biólogo, professor da rede pública estadual, foi vereador em Natal e deputado estadual. No exercício dos mandatos se dedicou às temáticas da educação,  finanças públicas, questão ambiental e desenvolvimento sustentável, recursos hídricos entre outros assuntos.

Secretaria de Estado do Turismo
Ana Maria Costa
Créditos: DivulgaçãoAna Maria CostaAna Maria Costa


Formada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi professora das redes Municipal e Estadual e há 18 anos atua na área de turismo receptivo.  É empresária. De 2015 a 2017 assumiu o cargo de diretora-presidente da Empresa de Promoção Turística do Rio Grande do Norte (Emprotur/RN).

Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF - antiga SEARA)
Alexandre Lima
Créditos: DivulgaçãoAlexandre LimaAlexandre Lima


Engenheiro agrônomo e professor adjunto do Curso de Gestão Ambiental da UERN. Possui mais de 20 anos de experiência em planejamento e execução de projetos de Desenvolvimento Rural, ligados à agricultura familiar.

Segurança Pública e da Defesa Social (SESED)
Francisco Canindé de Araújo Silva
Créditos: DivulgaçãoFrancisco CanindeFrancisco Caninde

Coronel da Reserva da Polícia Militar, tem 54 anos, é natural de São Bento do Trairi/RN. Graduado em Segurança Pública, integrou a Operação de Manutenção de Paz das Nações Unidas em Moçambique – ONUMOZ em 1994. Foi comandante-geral da PM/RN e Presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, para a Região Nordeste, de 2010 a 2014. Exercia a chefia do Gabinete de Segurança Institucional da ALRN.

Saúde Pública (SESAP)
Cipriano Maia de Vasconcelos
Créditos: Emanuel AmaralCipriano Maia: Planejamento e problemas críticos em discussãoCipriano Maia: Planejamento e problemas críticos em discussão

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1980, é mestre em Ciências Sociais e doutor em Saúde Coletiva. É professor associado do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN e tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Planejamento e Gestão em Saúde. Exerceu cargos de direção no Ministério da Saúde (2003-2004) e de secretário municipal de Saúde de Natal (2013 a 2015). Foi pró-reitor de Extensão da UFRN e é coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva.

Educação e Cultura (SEEC)
Getúlio Marques Ferreira
Créditos: DivulgaçãoGetúlio Marques FerreiraGetúlio Marques Ferreira

Professor aposentado do IFRN, foi o coordenador do processo de concepção, criação e expansão dos Institutos Federais. Ele trabalhou como Técnico e Engenheiro no Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), foi diretor de Ensino e diretor-geral do CEFET/RN, vice-presidente da AFURN e secretário-geral do SINTEST/RN. No Ministério da Educação, foi coordenador de Orçamento e Planejamento, diretor da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e secretário-adjunto da Secretaria de Ensino Tecnológico (SETEC/MEC).

Tributação (SET)
Carlos Eduardo Xavier
Créditos: DivulgaçãoCarlos Eduardo XavierCarlos Eduardo Xavier

Auditor Fiscal desde 2005, exerceu o cargo de sub-coordenador de Fiscalização de Automação Comercial (SUFAC). Estava lotado, até dezembro passado, na Coordenadoria de Fiscalização (COFIS). É formado em Engenharia de Computação, com Mestrado em Engenharia de Produção.

Administração e dos Recursos Humanos (SEARH)
Virgínia Ferreira
Créditos: DivulgaçãoVirgínia FerreiraVirgínia Ferreira

Formada em Economia pela UFRN. Especialista em Planejamento e Orçamento e na área de Projetos Econômicos e Sociais, foi supervisora técnica do DIEESE/RN. É funcionária de carreira da Datanorte/RN. Foi presidente do Conselho Regional de Economia e do Sindicato dos Economistas do RN. Secretária de Planejamento da Prefeitura de Natal de 2005 a 2008 e de 2013 a 2018 e comandou a pasta de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal. Coordenou o Observatório do Trabalho do Rio Grande do Norte de 2009 a 2012.

Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh)
João Maria Cavalcanti
Créditos: DivulgaçãoJoão Maria CavalcantiJoão Maria Cavalcanti

Engenheiro civil com 30 anos de atuação. Ex-superintendente do Ibama e da CBTU, foi responsável pelo projeto de modernização de Trens Urbanos da Região Metropolitana de Natal. Tem expertise em Planejamento e Gestão Estratégica, Recursos Humanos e Ciência e Tecnologia; Gestão Estratégica; Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Controle de Contas Públicas e Cidadania; e Gestão de Projetos, Responsabilidade Social, Gestão de Processos, Liderança e Gestão de Pessoas.

Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS)
Íris Oliveira
Créditos: DivulgaçãoÍris OliveiraÍris Oliveira

Assistente Social, é professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRN com doutorado em Serviço Social pela PUC-SP. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Questão Social, Política Social e Serviço Social.

Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE)
Guilherme Saldanha
Créditos: DivulgaçãoGuilherme SaldanhaGuilherme Saldanha

Engenheiro Agrônomo, produtor Rural e empresário rural no setor de agricultura irrigada, atuando na atividade desde 1996. Trabalhou como coordenador de Agricultura Irrigada da SAPE/RN, foi consultor do SEBRAE/RN e trabalhou no acompanhamento de projetos e empreendimentos do setor rural para a Caixa Econômica de 2012 até 2016. É membro do Comitê Técnico do Programa Nacional da Agricultura Irrigada da CNA – Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária. Desde 2016, é secretário de Estado da Agricultura.

Planejamento e das Finanças (SEPLAN)
José Aldemir Freire
Créditos: DivulgaçãoJosé Aldemir FreireJosé Aldemir Freire

Tem 46 anos e é natural de Pau dos Ferros. Economista formado pela UERN e servidor de carreira do IBGE desde 2002, atuou em diversas áreas de pesquisa e foi chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte entre 2009 e início de 2018. Participou da elaboração do programa de governo de Fátima Bezerra e da equipe de transição.

Desenvolvimento Econômico (SEDEC)
Jaime Calado
Créditos: DivulgaçãoJaime CaladoJaime Calado

É médico sanitarista, formado pela UFRN. Ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante nas gestões de 2009/2012 e 2013/2016, foi supervisor do Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel, presidente da Associação dos Funcionários da UFRN e integrou o conselho superior da universidade. Foi secretário-executivo do Programa de Erradicação do Aedes Aegypti por um ano em Brasília.

Justiça e da Cidadania (SEJUC)
Ármeli Brennand
Créditos: DivulgaçãoÁrmeli BrennandÁrmeli Brennand

Atuou até a sua aposentadoria como promotora de defesa da Criança e do Adolescente e continua sendo uma das principais referências da área no Rio Grande do Norte. Ela é especialista em Direito Sanitário e coordenadora Adjunta do Comitê de Juristas pela Democracia.

Comunicação Social
Maria da Guia Cunha Dantas
Créditos: DivulgaçãoMaria da Guia Cunha DantasMaria da Guia Cunha Dantas

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É servidora de carreira do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) desde 2007. Atua como assessora de imprensa da governadora Fátima Bezerra há aproximadamente cinco anos.  Antes de se dedicar ao trabalho em assessorias, Guia Dantas atou como repórter e editora nos jornais Correio da Tarde, Jornal de Hoje e Tribuna do Norte, e também trabalhou em emissoras de televisão e portais de notícias.

Controladoria Geral do RN
Pedro Lopes de Araújo Neto
Créditos: DivulgaçãoPedro LopesPedro Lopes

Auditor Fiscal do Estado do RN e professor do Departamento de Contabilidade da UFRN. Mestre pelo Programa Multi-institucional de Pós Graduação em Contabilidade UnB, UFRN e UFPB. Membro efetivo do Conselho Estadual de Previdência Social do IPERN de 2012 a 2016. Presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN de 2013 a 2017. Atual Diretor Parlamentar da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital.

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
Órgãos auxiliares

Departamento Estadual de Imprensa (DEI)
Carlos Peixoto

Fundação José Augusto (FJA)
Crispiniano Neto

Procuradoria Geral do Estado
Luiz Antônio Marinho

Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN)
Roberto Linhares

Comando Geral da Polícia Militar
Alarico Azevedo
 
Delegacia Geral de Polícia Civil
Ana Cláudia Saraiva

Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN)
Luiz Monteiro da Silva Júnior

Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema)
Leonlene Aguiar

Deixe seu comentário!

Comentários