quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Secretariado de Wilma só tem três caras novas

- Publicidade -

ATO - Rubens Lemos Filho anuncia nomes, mas evita comentar indicaçõesO esperado anúncio do novo secretariado do governo do Estado foi, na verdade, o anúncio de poucos nomes novos para auxiliar a governadora Wilma de faria no seu segundo mandato. No primeiro escalão do governo, dos 21 nomes que poderiam mudar, apenas oito foram alterados. Dentre esses, duas surpresas apenas: o secretário-adjunto do Gabinete Civil, Carlos Castim, assume a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social; e o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, será também secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A posse dos secretariados será amanhã às 11 horas.

Entres as alterações, apenas três nomes são pessoas que realmente estavam fora do governo: a ex-chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Natal, Ana Cristina Medeiros, para  Educação; o apresentador de TV Miguel Weber, para Esporte e Lazer; e o empresário e jornalista Fernando Fernandes, que será secretário estadual de Turismo. Os demais estavam de alguma forma no governo.

Exemplos disso são os deputados estaduais Wober Júnior (PPS) e Larissa Rosado (PSB). O primeiro foi anunciado como novo chefe do Gabinete Civil. Para assumir o cargo, o deputado deixa a assembléia, onde era líder da bancada do governo. A deputada Larissa Rosado também deixa a Assembléia Legislativa e vai ocupar uma secretaria que está nas mãos do seu grupo político desde o mandato passado.

Outros exemplos da falta de novidade nessa recomposição do secretariado é o engenheiro Marcelo Rosado. Ele está apenas sendo deslocado da Caern para ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e substituirá o empresário Thiago Gadelha Simas. Nos outros 12 cargos do primeiro escalão, os nomes foram mantidos. Permanecem no governo os secretários como Adalberto Pessoa de Carvalho (Infra-estrutura)  e Fernando Antônio Bezerra (Sethas).

Persiste a dúvida sobre nome para presidir a FJA

A governadora Wilma de Faria preferiu evitar a imprensa na hora de anunciar os novos nomes do secretariado. Coube ao secretário de Comunicação do estado, Rubens Lemos Filho, anunciar a recomposição programada por Wilma de Faria. Além dos nomes do primeiro escalão, também foram anunciados os nomes que cuidarão dos órgãos de Administração Indireta do Estado, como a Companhia de Águas e Esgotos (Teófilo Costa) e o Ipern (Aluízio de Lacerda). Além do encontro com a imprensa, também foi evitado o anúncio dos nomes que dirigirão a Fundação José Augusto (FJA), a Companhia de Habitação (CEHAB), a Empresa de Turismo (Emprotur), a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsep) e a Potigás.

A Emprotur deve ser administrada por Armando José, adjunto da Secretaria de Turismo. A indicação foi feita pelo suplente de deputado, Cláudio Porpino (PSB). Já o destino da Fundação José Augusto está numa gangorra composta por duas informações: uma indica que o nome de Crispiniano Neto foi vetado pela governadora e a professora Isaura Rosado será mantida; outra, que o nome dele é certo porque o PT não abriu mão da indicação.

O secretário de Comunicação disse que o anúncio dos novos nomes será feito no momento adequado e que isso será brevemente. Alguns dos destaques nas mudanças na administração indireta foi o deslocamento do ex-chefe do Gabinete Civil, Aluísio de Lacerda para o Ipern; a mudança na Caern; a ida de João Bastos  (que era da Ceaas), para a Datanorte; e a nomeação do indicado de Luiz Almir para a Ceasa: Evandro Magalhães. Na avaliação do governo, todos os partidos aliados foram contemplados.

Nomeações abrem vagas na Assembléia

O anúncio dos novos nomes para o Governo do Estado reflete mudanças na Assembléia. As nomeações de Wober Júnior para o Gabinete Civil  e de Larissa Rosado para a Agricultura confirmam o que a TRIBUNA DO NORTE já havia publicado: Vivaldo Costa e Cláudio Porpino voltam para o parlamento. A posse deles deve ser quinta-feira próxima. Há até mesmo uma tendência de que Cláudio Porpino se torne o líder da bancada governista na Assembléia Legislativa.

O atual líder do governo é Wober Júnior. Um dos nomes citados para assumir a função é o do deputado Fernando Mineiro (PT). Ele nega a cogitação e o convite. Outro possíveis candidatos a substituto de Wober estão na mesa da Assembléia, como Márcia Maia e Raimundo Fernandes.

Confira a nova equipe

Administração direta:

Administração: Paulo César Medeiros
Agricultura: Larissa Rosado
Articulação com os Municípios: Fátima Moraes
Assuntos Fundiários: Francisco Canindé de França
Comunicação: Rubens Lemos Filho
Consultoria Geral do Estado: Tatiana Cunha
Controladoria Geral do Estado: Jorge Galvão
Desenvolvimento Econômico: Marcelo Rosado
Educação e Cultura: Ana Cristina Cabral
Esporte e Lazer: Miguel Weber
Gabinete Civil: Wober Júnior
Infra-estrutura: Francisco Adalberto Pessoa
Planejamento e Finanças: Vágner Araújo
Políticas Públicas: Aluízio Lacerda
Procuradoria Geral do Estado: Francisco Sales Matos
Recursos Hídricos: Iberê Ferreira
Saúde: Adelmaro Cavalcanti
Secretaria de Ação Social: Fernando Antônio Bezerra
Segurança Pública: Carlos Castim
Sejuc: Leonardo Arruda
Tributação: Lina Vieira
Turismo: Fernando Fernandes

Administração indireta:

Fundac: Graça Motta
DEI: Genildo Pereira
IPERN: Aluísio Lacerda
Datanorte: João Bastos
Ceasa: Evandro Magalhães
Emater: Luiz Cláudio Macedo
Instituto de Defesa Animal: Romildo Pessoa Júnior
AGN: Nelson Tavares
Jucern: Ronaldo Rezende
Ipem: Mano Targino
DER: Jader Torres
Detran: Carlos Theodorico
Idema: Eugênio Cunha
Igarn: Geny Formiga
Caern: Teófilo Costa
PM: Cel. Marcondes Pinheiro
Corpo de Bombeiros: Cel. Christian Bezerril
Degepol: Delegado Ben-Hur Cirino
Itep: Fábio Dantas
Instituto Kennedy: Onilson Rodrigues.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas