sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Secretário da SPC pede demissão

- Publicidade -

Brasília (AE) – A Secretaria de Previdência Complementar (SPC) do Ministério da Previdência, responsável pela fiscalização dos fundos de pensão no País, terá novo secretário nos próximos dias. Adacir Reis pediu demissão ao ministro Nelson Machado dia 26 de abril, alegando problemas pessoais e familiares, “inclusive de saúde”. Reis deverá ser substituído pelo atual secretário adjunto da SPC, Leonardo Paixão, funcionário público.

À frente da SPC desde 2003, Reis foi indicado para o cargo pelo então ministro-chefe da Secretaria de Comunicação do governo, Luiz Gushiken. Há cerca de um mês Reis jogou um balde de água fria nas pretensões dos funcionários da Varig – organizados na entidade Trabalhadores do Grupo Varig (TGV) – de sacarem recursos do seu fundo de pensão Aerus para tentar salvar a companhia em crise financeira.

A SPC decretou intervenção no Aerus e liquidação dos dois planos de benefícios dos empregados da empresa aérea, sob o argumento de que a entidade já tinha um rombo de R$ 2,3 bilhões e o pouco patrimônio deveria ser usado para o pagamento de aposentadorias e pensões. No início de 2005, Reis chegou a ter mais poderes com a criação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar. A nova estrutura teria mais autonomia, mais recursos e mais pessoal para fiscalizar as entidades fechadas de previdência.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas