quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Secretário defende cronograma local

- Publicidade -

O secretário da Secopa/RN, Demétrio Torres, rebateu mais um ataque frontal à candidatura natalense veiculada pelo site do UOL. Ele reafirmou que as autoridades potiguares estão rigorosamente dentro do cronograma acertado com o Comitê Organizador Local (LOC) da Copa do Mundo, em dezembro de 2010, e não compreende o motivo de o site paulista continuar tentando minar as ambições potiguares dentro do maior evento esportivo do planeta. “Não gostaria de ser repetitivo, mas tudo aquilo que já disse reiteradas vezes sobre o projeto de Natal, continua valendo”, ressaltou.
O secretário da Secopa, Demétrio Torres diz que está tudo em ordem
O atraso na demolição do estádio Machadão para construção da Arena das Dunas é um dos principais pontos de questionamento da reportagem, porém, Demétrio rebate a tese levantada pela matéria ressaltando que o canteiro de obras já vem sendo implantado de forma sistemática e que o início da demolição do antigo estádio deve ocorrer em meados de setembro. “O processo de demolição ocorrerá em setembro, nosso cronograma diz isso. Podendo ser um pouco antes ou um pouco depois do dia 15”, afirma.

As autoridades potiguares ante dar ouvidos às especulações veiculadas quase todos os dias na grande mídia, prefere escutar palavras como a do engenheiro português Luís Silva, responsável pelo projeto do Estádio do Dragão, pertencente ao Futebol Clube do Porto/POR, com capacidade para 51 mil pessoas. Em recente palestra realizada na capital potiguar ele considerou os prazos para construção dos estádios brasileiros bastante razoáveis e informou que em algumas cidades da Europa, projetos do porte da Arena das Dunas chegam a ficar prontos no decorrer de um ano. O prazo de 30 meses foi apontado como uma meta boa de se cumprir.

“O estádio do Dragão tinha previsão de ficar pronto em um ano e dois meses, acabou sofrendo um atraso por questões políticas e ficou pronto com quatro meses de atraso, já que resolvemos parar as obras. Nós também tivemos de obedecer as regras rigorosas aplicadas na Europa”, salientou o engenheiro português.

Dos questionamento realizados pelo UOL, afirmando que devido a casos como os de Natal, o governo federal começa a admitir a hipótese dos planos traçados para realização do Mundial se tornarem incapazes de ficar prontos até o dia da festa inicial, o único que o secretário  para Assuntos Extraordinários Relativos a Copa no RN, Demétrio Torres, não soube responder foi quanto as 18 investigações em andamento no Ministério Público Federal sobre possíveis irregularidades referentes à gestão do aeroporto Augusto Severo, nas quais caso seja constatada alguma irregularidade, o MP pode sugerir o bloqueio das verbas destinadas ao projeto.

“Com relação a essa parte, ela cabe exclusivamente ao governo federal. Nós não temos controle sobre esses projetos de aeroportos. Pelo menos desconheço qualquer tipo de irregularidade, já que a reforma do Augusto Severo está em andamento”, frisou Torres.

As demais intervenções federais no estado serão realizadas na melhoria do trânsito da avenida Engenheiro Roberto Freire. “Esses projetos executivos estão em fase final e as obras planejadas vão sair dentro do tempo previsto, não há com que se preocupar neste sentido”, rebateu Demétrio Torres.

Quanto ao aeroporto de São Gonçalo, o projeto não é encarado como determinante para a realização da Copa em Natal, uma vez que após reformado, o terminal de passageiros de Parnamirim servirá para receber bem o fluxo de turistas que deverá rumar para capital potiguar no período da Copa do Mundo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas