sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Secretário diz que o plano de segurança da Copa está pronto

- Publicidade -

Está pronto o plano, “Projeto  Segurança e Cidadania de Natal 2014” da prefeitura do Natal. Com  investimento estimado em R$ 1,7 bilhão e com perspectiva de capacitar nove mil pessoas, entre voluntários, guardas municipais e servidores,  o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Leocádio, define metas e espera que após a Copa o plano tenha continuidade. Entre os principais objetivos:  o desenvolvimento de políticas públicas de caráter preventivo no enfrentamento da violência e criminalidade; geração do aumento da qualidade de vida da população natalense; valorização da potencialidade turística da cidade aliada às necessidades de Segurança Pública para a Copa 2014 e vídeo monitoramento de Natal.  O plano foi criado com base no projeto do Pan Americano realizado no Rio de Janeiro (apenas a parte que deu certo). Há dez linhas programáticas no projeto. As principais são: capacitação de lideranças comunitárias para serem mediadoras de pequenos conflitos nos próprios bairros; jovens de 14 a 24 anos em situação de risco que cumprem medidas sócio-educativas ou penas alternativas para promover a convivência cidadã; monitoramento com software específico que processa imagem e informação – rede full time – em  toda a Arena da Copa; corredores turísticos; hotelaria e traslado do aeroporto (ainda não se sabe se será o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante ou o Aeroporto Internacional Augusto Severo em Parnamirim); brigada de socorro onde serão capacitados mil jovens e adultos para atuarem nos primeiros socorros, incêndios  e em ações de defesa civil. O secretário diz que trabalha com um  plano de prevenção o qual já está sendo implantado na cidade, por meio do combate à rede de abuso sexual que, de acordo, com o secretário, possui bons parceiros.

Sérgio Leocádio diz que o grande desafio será dar continuidade ao plano pós Copa do MundoLeocádio revela que a secretaria já está com a minuta do caderno de atribuições do Grupo Técnico da Copa, o GT 2014 que consta de um programa que será implementado até junho onde as cidades sedes da Copa alimentam o sistema que é acompanhado pela Secretaria Nacional de Futebol (criada em 4 de novembro de 2009 para a organização da Copa do Mundo), pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pela comissão da Fifa.

Ana Cláudia Bezerra Barros é diretora do plano “Projeto  Segurança e Cidadania de Natal 2014”. O trabalho tem sido redobrado para que nos quatro próximos anos o projeto já esteja totalmente em prática. Animada, Ana parece estar satisfeita com o andamento do plano. “Vamos transformar adolescentes em situação de risco em voluntários da Copa. É transformar o problema em aliado”. 

Sobre as parcerias para implementação de cursos, Ana explica que a ideia é colocar em prática o Sistema S – Senai, Senac e secretarias. “Queremos abrir parcerias”.  

Entrevista: Sérgio Leocádio – Secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social

De onde vêm os recursos para implementar o plano de segurança para a Copa do Mundo?
A capacitação dos recursos vem do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Programa Nacional de Segurança Pública e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC da Copa).

Hoje qual tem sido a atuação principal?
A preparação para a execução de capacitação de recursos. De acordo com a realidade das exigências da Fifa. 

O senhor pensa em parcerias?
Claro que sim. Com o governo federal, com o governo do Estado, operadoras do sistema de segurança pública, com instituições públicas e privadas, além de organizações não governamentais. 

Haverá aumento no efetivo de guardas municipais?
Sim, hoje temos 540 profissionais. Até junho, mais 60 concursados serão nomeados. Nossa expectativa até a Copa é que o número de guardas triplique.

Será criado um Núcleo de Atendimento e Mediação de Conflitos em hotéis e pousadas de grande porte?
Isso mesmo. Os hotéis ou pousadas entram com a infraestrutura e o município com o efetivo treinado e capacitado para resolver ou encaminhar demandas da área de segurança.

E a qualificação dos profissionais da Copa? O que o município pretende fazer?
Qualificar é nosso lema. Serão ministrados, principalmente, cursos na área de atendimento ao público e de idiomas, inglês e espanhol.

E para os voluntariados? Quais cursos serão ministrados?
Qualidade no atendimento ao turista e o de idiomas. Estudos ficam para a vida toda. 

E as armas? Serão utilizadas as não letais?
Com certeza. É o uso progressivo da força com a utilização de armas não letais. 

Qual o grande desafio?
Sem dúvida, dar continuidade ao plano, pós Copa do Mundo. Temos que ter a grandeza de pensar assim.

Infelizmente é notável o tráfico de drogas no nosso Estado. Para Natal o que o senhor pretende fazer até 2014?
Vamos criar o Núcleo de Proteção às Drogas e Acompanhamento a viciados. Serão quatro núcleos   distribuídos nas quatro regiões da cidade. Zonas, Norte, Sul, Leste e Oeste.   

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas