sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Secretário mostra otimismo

- Publicidade -

COPA 2014 - Fernando Fernandes e Ney Dias avisaram que o RN tem até o dia 15 de janeiro para responder à Fifa

Após retornarem do Seminário das Cidades Sedes à Copa de 2014, o secretário estadual de turismo, Fernando Fernandes, e  o secretário municipal de esporte e lazer, Ney Dias, concederam entrevista coletiva, ontem à tarde, na Secretaria Estadual de Planejamento, onde apresentaram os detalhes da participação da comissão potiguar no Rio de Janeiro, bem como as exigências da Fifa para que Natal possa ser escolhida uma das cidades sedes da Copa a ser realizada no Brasil.

Fernando Fernandes avaliou como positiva a participação do RN no evento e destacou nossas chances em sediar a Copa, sob a proposta de adequar o estádio Machadão para a realização dos jogos. “Natal é uma cidade de referência internacional no tocante ao turismo e estamos otimistas quanto uma possível escolha”, destacou Fernandes.

Para que Natal continue no páreo, ficando entre de oito a doze das dezoito cidades concorrentes, terá que apresentar uma série projetos e documentos até o dia 15 de janeiro de 2009: o projeto arquitetônico do estádio Machadão e seu entorno pronto; formas de financiamento dos projetos  definidas; viabilidade econômica para todo o complexo;  ter a disposição pelo menos 15 mil leitos, todos cadastrados para o evento; e um estudo geral de adequação das condições estruturais de trânsito da cidade.

Para adequar o trânsito, Fernando Fernandes disse que está sendo desenvolvido um estudo para formulação de um projeto de anéis viários, ligando as Zonas Norte e Sul da cidade até o aeroporto, bem como ligações internas até Lagoa Nova, bairro onde está situado o Machadão, com avenidas e sistemas de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).

Para conseguir o financiamento das obras, Fernando Fernandes revela que está sendo contratado um a consultoria que irá definir as melhores formas para realizar o financiamento, seja por meio da parceria privada com empresas nacionais e/ou nacionais, ou parcerias públicas. A Fifa anunciará em março as vencedoras.

Governo cobrará critério nos gastos das candidatas à sede

A organização dos Jogos Pan-americanos no ano passado fez o Brasil aprender algumas lições para a realização da Copa do Mundo de 2014. Segundo o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, o Governo Federal teve de arcar com custos que não esperava no evento do Rio de Janeiro e, por isso, exigirá um contrato para as cidades que receberem o Mundial de futebol.

“Ficou uma lição. Na Copa, colocamos uma exigência. Quando decidir a cidade-sede, ela terá de assinar com o Governo Federal uma matriz de responsabilidade, estabelecendo quem vai fazer o quê. O que faz a cidade, o Estado e o Governo Federal. Se não assinarem, serão excluídas do projeto da Copa do Mundo”, afirmou o Ministro, explicando que a exigência não aconteceu nos Jogos do Rio no ano passado. “Isso não foi feito no Pan. Deixaram no ar responsabilidades e, para não desmoralizar o Brasil, o Governo Federal teve de assumir”, acrescentou.

O Ministro explicou que o Tribunal de Contas da União estipulou um prazo para que sejam prestadas as contas do Pan.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas