quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Segunda via do RG será emitida nos Correios

- Publicidade -
Os Correios iniciam nesta terça-feira (23) das 8h às 17h a emissão de carteiras de identidade, através de um Termo de Cooperação firmado entre o Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN e Governo do Estado. No entanto, a emissão do documento que acontece na agência dos Correios no bairro da Ribeira é especificamente para pessoas que irão fazer a 2ª, 3ª ou mais vias do documento. A emissão da primeira via da identidade continua sendo realizada exclusivamente pelo Itep.

Os interessados devem procurar a unidade da Ribeira a partir desta terça-feira (23)


Os interessados devem procurar a unidade da Ribeira a partir desta terça-feira (23)

Segundo a Assessoria de Comunicação dos Correios, por enquanto, a agência é a única do estado a prestar esse tipo de serviço já que é um plano piloto e está em fase de testes. Durante esta segunda, funcionários da empresa passarão por treinamento. Estão sendo analisados os ritmos de atendimento, número de emissões e demanda. Já há dois guichês destinados para receber os cidadãos.

Para conseguir fazer um novo documento do Registro Geral (RG) é preciso que o cidadão entre no site do Itep e agende um horário. O Itep gerará uma opção em que consta o horário e o local de atendimento. No site dos Correios não há esse tipo de solicitação e serviço.

O objetivo final, após os resultados dos testes das emissões, é ampliar para as demais agências da capital e do RN, esse tipo de serviço, da mesma forma que é feito com o Cadastro de Pessoa Física (CPF), já realizado em qualquer agência do País. O projeto foi assinado em 18 de junho deste ano no auditório da Governadoria. O Termo de Cooperação entre as instituições é pioneiro no país e pretende expandir para os demais estados brasileiros.

Parceria
A disponibilização do serviço na unidade da Ribeira é a operacionalização de uma parceria firmada em junho. Os Correios e o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte – ITEP/RN assinaram no dia 18 termo de cooperação para o desenvolvimento do Projeto Piloto para a emissão de carteira de identidade nas agências do Estado.

A parceria “possibilitará ampla oferta de atendimento aos cidadãos, tornando as agências dos Correios um importante canal de referência, promovendo facilidade de acesso e economia de tempo”, de acordo com a Assessoria de Comunicação dos Correios.

“Nenhuma outra empresa tem a nossa capilaridade. Estamos presentes em todos os 5.570 municípios do país. Usar as agências dos Correios como balcão de atendimento, tanto dos governos estaduais quanto do federal, democratizará o acesso da população a serviços públicos básicos, como, por exemplo, emissão de documentos”, destacou o presidente dos Correios, Carlos Roberto Fortner, na cerimônia que marcou a assinatura do acordo.

De acordo com o diretor geral do ITEP, Marcos Brandão, o órgão conta atualmente com cerca de 20 postos no RN para o atendimento à população. “A parceria com os Correios irá permitir aumentar os canais de atendimento, diminuindo, assim, as filas para a obtenção do documento tanto em primeira quanto em segunda via”, ressaltou.

“Há uma demanda reprimida para emissão de carteiras de identidade no Estado e nós resolveremos esse problema com o apoio dos Correios”, afirmou o governador do RN, Robinson Faria, durante a solenidade realizada em junho.

O serviço consiste na obtenção dos dados necessários à emissão do RG e envolve digitalização de documentos, captura de imagem, coleta de impressões digitais e assinatura, além da integração do sistema dos Correios ao do ITEP.

A previsão inicial era de que o piloto, que durará 60 dias, fosse iniciado na primeira quinzena de julho, na agência central de Natal, no bairro da Ribeira. Com base na expertise obtida com esse piloto, os Correios pretendem expandir a solução para outros municípios do Rio Grande do Norte e também para outros Estados brasileiros.

Serviço

Emissão da 1ª, 2ª e mais vias do RG: Itep

Emissão a partir da 2ª ou mais vias. Itep e Agência dos Correios, ambas no bairro da Ribeira

Horário: 8h às 17h

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas