quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Segundo dia de provas do Enem acontece neste domingo

- Publicidade -
Neste domingo, 10, será realizado o segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Desta vez os participantes terão cinco horas para fazerem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Assim como no primeiro dia, o Rio Grande do Norte terá 242 locais de provas espalhados por 40 municípios potiguares.
Fila de candidatos para o Enem 2019
#SAIBAMAIS#Os portões dos locais de prova abrirão novamente às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Dessa forma, candidatos do Amazonas, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima vão realizar as provas até duas horas antes do horário da capital federal. É preciso estar atento também para não esquecer os documentos necessários para a realização. O exame será iniciado às 13h30, tendo como horário limite as 18h30. Os participantes só podem deixar definitivamente o local de aplicação após duas horas do início do exame, e sair com o cartão de questões na última meia-hora.
As provas serão divididas com 45 questões para ciências da natureza e 45 para matemática. Os candidatos devem se atentar para preencher corretamente o cartão de respostas e de questões, qualquer erro ou dano pode causar eliminação. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todas as questões dos dois dias de provas são elaboradas por especialistas e pré-testadas antes de integrarem o chamado Banco Nacional de Itens (BNI).
Faltosos
No Rio Grande do Norte 24.430 dos 119.324 inscritos, faltaram ao primeiro dia de provas. Uma porcentagem de 20,5% do total de inscrições no Estado. Em todo o Brasil foram registrados cerca de 1,2 milhão de faltosos de 5,1 milhões de inscritos. Uma média de 23%. O Inep informou que os faltantes do primeiro dia, poderão fazer as provas neste domingo. No entanto, terá somente as notas das provas realizadas e o Enem servirá apenas para autoavaliação do participante.
Gabarito
De acordo com o Inep o gabarito oficial do Enem será divulgado no dia 13 de novembro. Os candidatos deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação. O Inep lembra que mesmo com as respostas em mãos, não será possível saber a nota final do Enem, já que o exame conta com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), e não atribui um valor fixo para cada questão.
Transporte e segurança
Como aconteceu no primeiro dia, transporte público e segurança terão esquemas especiais para a realização de exame. Em Natal, os ônibus irão circular com horários e itinerários programados para o sábado em todas as linhas da cidade, das 7h às 19h. Além disso, a linha 588 (Circular UFRN), vai operar com os cinco veículos, das 6h30 às 18h30, e as linhas 02, 04, 08. 10/29, 60, 63, 72, 77 e 79 também vão passar por dentro do Campus, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (STTU). Em todo o Rio Grande do Norte, mais de 1,6 mil policiais militares devem trabalhar para garantir a segurança e tranquilidade antes, durante e após a aplicação das provas.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas