quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Segundo turno deve ser tranquilo

- Publicidade -

TRE - Nilson Dantas informa que serão repetidos os esquemas operacionais do primeiro turno

Apesar do clima de acirramento entre os correligionários dos candidatos registrado nos últimos dias, a expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é de que as eleições de hoje transcorram de forma tranqüila como no primeiro turno. Segundo o analista judiciário Nilson Dantas, diretor do TRE, por ser uma eleição mais rápida, pois são apenas dois votos (presidente e governador), e levando-se em consideração que os candidatos não adotarão uma conduta de incitar a violência, o pleito deverá transcorrer sem graves alterações.

Nilson Dantas observa que serão repetidos os esquemas operacionais do 1° turno. A seção permanente da Corte Eleitoral funcionará das 8h às 18h. Os 2.101.144 eleitores do Estado terão à disposição 1.452 locais de votação. As seções abrirão o processo de votação a partir das 8h e encerrarão às 17h. O processo será coordenado por 25.132 mesários, que atuarão nas 5 zonas eleitorais de Natal.

Embora ainda se encontrem cerca de 40 mil títulos nos cartórios eleitorais da Capital, os eleitores que não foram retirar o documento poderão votar normalmente, para tanto deverão comparecer à seção que votam portando um documento de identificação com foto. Em Natal, quem não pegou o novo título poderá comparecer hoje à sede dos cartórios eleitorais, na avenida Zacarias Monteiro – Tirol, por trás do CEFET para retirar o documento. Caso não seja possível, o eleitor poderá tirar dúvidas sobre os locais de votação através do número 0800-708-1800 ou pelo site www.tre-rn.gov.br.

Quem não votou e não justificou a ausência no 1° turno também está apto a votar, pois a justificativa poderá ser feita até 60 dias após a data do pleito. No caso, quem não justificou a falta no 1° turno tem até o dia 30 de novembro para comparecer ao cartório eleitoral da seção e providenciar a justificativa.

A apuração dos votos será feita na sede do TRE, situada na Praça André de Albuquerque, 534, Centro. No local, será montado um telão para que os eleitores possam acompanhar as parciais e a totalização dos votos. O início da apuração está previsto para às 18h e por volta das 20h, o TRE espera já ter totalizado a apuração dos votos, definindo assim os eleitos para o governo do Estado e presidência.

Transporte

O usuário do transporte coletivo pagará durante todo o dia de hoje apenas 50% do preço da tarifa, ou seja, R$ 0,80 pela passagem de ônibus ou alternativo que circulam na cidade. O benefício faz parte da programação de feriados da Tarifa Social instituída pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU).

Este ano, ainda estão previstos dois feriados com tarifa social: o dia 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal). Segundo a STTU, no dia de finados (02/11) não está previsto no calendário da tarifa social por se tratar de ponto facultativo.

Comércio

Em função das eleições, o comércio natalense alterou o seu funcionamento. A maioria das lojas tanto no Centro como no Alecrim estarão fechadas salvo alguns magazines que funcionarão em horário diferenciado. Os supermercados abrirão normalmente e os estabelecimentos como bares e restaurantes que funcionarem normalmente obedecerão à lei seca, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas, e também a cláusula 39° da Convenção Coletiva do Trabalho 2005/2007.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas