quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Segundo turno teve menos votos nulos

- Publicidade -

Com a eleição de segundo turno polarizada entre dois candidatos a governador – Henrique Alves e Robinson Faria – e dois a presidente da República – Dilma e Aécio, houve queda nos votos nulos e em branco no Rio Grande do Norte, conforme mostram os números da totalização do Tribunal Regional Eleitoral. No primeiro, a soma de votos nulos e em branco chegou a 451,7 mil; no segundo, 303,6 mil.

Dois fatores são apontados como motivos para esta redução. No segundo turno, o eleitor precisava digitar apenas dois números de dois dígitos, enquanto no primeiro, eram necessário digitar um número de cinco dígitos de deputado estadual, um de quatro dígito de deputado federal, um de três dígitos de senador e os de governador e presidente. No caso do RN, havia cinco candidatos a governador, quatro a senador e,  no plano nacional, sete disputavam a Presidência da República.

O outro motivo foi a eleição mais disputada dos últimos anos para presidente da República que levou o eleitor a tomar partido, sair às ruas com as bandeiras de seus candidatos, influir nos destinos políticos do País.

Para presidente, os votos em branco e nulos foram menores que os de governador no Rio Grande do Norte. Apenas 34.825 (1,82%) em branco e 163.320 (8,53%) nulos. No final, a presidente Dilma Rousseff teve 1.201.576 votos, o equivalente a 69,96% dos votos válidos. Aécio ficou com 516.011, ou 30,04%.

A pesquisa divulgada no sábado pelo Ibope/Rede Globo/ InterTV Cabugi indicava que Dilma teria 71% dos votos válidos no RN. A surpresa, para alguns analistas, foi a vitória da presidente em Natal nos dois turnos. Em 2010 ele venceu no primeiro, mas perdeu no segundo.

No segundo turno deste ano, uma “onda azul”, articulada pelo deputado federal eleito Rogério Marinho invadiu a cidade. Médicos advogados, profissionais liderais de classe média alta abraçaram a candidatura tucana. Era comum ver carros circulando com adesivos de Aécio e contra Dilma e o Partido dos Trabalhadores.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas