terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Segundo turno vai definir 57 prefeitos em cidades brasileiras

- Publicidade -

Neste domingo (29), mais de 38 milhões de eleitores em 57 cidades brasileiras decidirão em 2º turno quem serão seus futuros prefeitos. Desse total, 18 são capitais e o restante 39 municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum dos candidatos obteve a maioria absoluta dos votos válidos para se eleger em primeiro turno. Os municípios que terão segundo turno somam 55,9 milhões de habitantes, de acordo com estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 38,3 milhões de eleitores, conforme registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em dezoito capitais a disputa será definida em segundo turno são as seguintes: Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).
Eleitores deverão cumprir as mesmas regras sanitárias de prevenção do primeiro turno

De longe a disputa que mais se destaca é a pela capital paulista, onde o atual prefeito Bruno Covas (PSDB) concorre contra o professor Guilherme Boulos (PSOL).  Lá, segundo as pesquisas mais recentes, a diferença é de 7 pontos percentuais: Covas com 47% e Boulos com 40%.  No Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) teria 55% dos votos, enquanto seu concorrente, o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), teria 23%. EM Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) lideraria com 49%. Manuela D’Ávila (PCdoB) aparece com 42% das intenções de voto. Em Recife, Marília Arraes (PT) aparece com 52% dos votos válidos e seu primo João Campos (PSB), com 48%. E em Fortaleza, José Sarto (PDT) teria 60% dos votos válidos contra 40% do Capitão Wagner (PROS).

Entre as capitais, Belém (PA), Cuiabá (MT), Maceió (AL), Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES) destacam-se nas pesquisas mais recentes como as disputas mais equilibradas.

O Brasil tem 95 cidades com mais de 200 mil eleitores. Em 37 delas, os prefeitos foram eleitos no último dia 15 de novembro. Depois de domingo, apenas um município brasileiro ficará com a escolha do prefeito ainda pendente: Macapá (AP), com mais de 292 mil eleitores. Prejudicada por um apagão elétrico que se estendeu por 22 dias, a cidade terá o primeiro turno das eleições no dia 6 de dezembro. A segunda fase da disputa está marcada para o dia 20.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não fazer o primeiro turno em Macapá nesta domingo devido a uma limitação técnica. Nas 57 cidades onde haverá segundo turno, o sistema de informática do órgão está preparado para apurar e totalizar os votos atribuídos a apenas dois candidatos. Na capital amapaense, dez postulantes disputam o primeiro turno das eleições. O segundo turno acontece 13 dias após a primeira votação. Trata-se do menor intervalo da história. Normalmente, o período é de três a quatro semanas. O calendário apertado foi aprovado pelo Congresso em função do adiamento provocado pela pandemia de covid-19.

O Tribunal Superior Eleitoral informou que vem realizando testes adicionais no computador e nos sistemas que realizam a totalização (soma) de votos e divulgação de resultados de todo o país. A avaliação da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE é de que o sistema está devidamente preparado para a realização exitosa do segundo turno. Isso significa que não deve ocorrer novamente o atraso na apuração, como aconteceu no 1º turno. 

Capitais onde haverá segundo turno

Aracaju (SE)
Edvaldo Nogueira (PDT – atual prefeito) e Danielle Garcia (Cidadania).

Belém (PA)
Edmilson Rodrigues (PSOL) e Delegado Eguchi (Patriota).

Boa Vista (RR)
Arthur Henrique (MDB) e Ottaci (Solidariedade).

Cuiabá (MT)
Emanuel Pinheiro (MDB – atual prefeito) e Abílio Júnior (Podemos).

Fortaleza (CE)
Sarto Nogueira (PDT) e Capitão Wagner (Pros).

Goiânia (GO):
Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD).

João Pessoa (PB)
Cícero Lucena (Progressistas) e Nilvan Ferreira (MDB).

Maceió (AL)
Alfredo Gaspar (MDB) e Jhc (PSB).

Manaus (AM)
David Almeida (Avante (PT) e Amazonino Mendes (Podemos)

Porto Alegre (RS)
Sebastião Melo (MDB) e Manuela d’Ávila (PCdoB).

Porto Velho (RO)
Hilton Chaves (PSDB) e Cristiane Lopes (PP)

Recife (PE)
João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT).

Rio Branco (AC)
Socorro Neri (PSB – atual prefeita) e Tião Bocalom (PP).

Rio de Janeiro (RJ)
Marcelo Crivella (Republicanos – atual prefeito) e Eduardo Paes (DEM).

São Luís (MA)
Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Júnior (Republicanos).

São Paulo (SP)
Bruno Covas (PSDB – atual prefeito) e Guilherme Boulos (PSOL).

Teresina (PI)
Dr. Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB).

Vitória (ES)
Delegado Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT).

Cobertura especial DO SISTEMA TRIBUNA DE COMUNICAÇÃO:

O Sistema Tribuna do Norte estará novamente em plantão especial de eleições neste domingo. A rádio Jovem Pan News e a TN Online (www.tribunadonorte.com.br) ficarão o dia inteiro ligados com informações em tempo real sobre a votação e os resultados por todo o País.
A exemplo do que aconteceu no primeiro turno, a TN vai entregar o melhor conteúdo atualizado sobre os fatos de destaque da eleição e quem sairá das urnas vitorioso e as repercussões das vitórias.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas