sexta-feira, 3 de maio, 2024
24.1 C
Natal
sexta-feira, 3 de maio, 2024

Segundona imprevisível

- Publicidade -

Se no passado alguém disse que o futebol é uma caixinha de surpresas, com a Série “B” 2010 não é só uma caixinha, mas um baú de surpresas. A cada rodada, surge uma zebra sem tamanho. O E.C. Bahia, até então líder isolado, foi a Canindé e trouxe na sacola quatro bilocas enfiadas pelo Icasa. O ASA alagoano, que havia derrotado o Ipatinga lá nas Minas Gerais, foi arrasado pelo Figueirense por 6×0, enquanto o Guaratinguetá, considerado surpresa ao acumular três vitórias, caiu para esse mesmo Ipatinga, por 3×0. O São Caetano, que não tem time tão confiável, enfiou cinco chocolates no Náutico, e até nosso América, que no ano passado perdeu em casa e na casa do adversário, para o Duque de Caxias, achou de quebrar esse tabu, terminando sua primeira partida sem sofrer gol lá atrás. Por isso, na série “B”, o futebol não é uma caixinha, mas um baú de surpresas …

Humildade

Nos bons tempos em que o Sport Recife era da Série “A”, enfrentar qualquer equipe do Nordeste eram três pontos certos. Em 98, América e Sport na “A”, o Leão da Ilha abriu o Brasileirão em Natal, goleando o América por 4×0, fácil.

De tolerâncias

Tem “carradas de razão” – como meu saudoso avô Pedro Lopes gostava de dizer, o coleguinha da 98 FM, Jorge Aldir: há jogadores predestinados, que podem deitar e bordar, mas sempre terão uma oportunidade no time titular. O “Garganta” cita os exemplos de Flávio “Caça Rato” e Adriano Magrão, no América. São muitos os exemplos aqui e lá  fora. Existe sim, a tolerância zero. Mas, só para alguns.

De tolerâncias (2)

Querem privilégios maiores do que os dados pelo Flamengo ao imperador Adriano? O Vasco a Romário, o Fluminense (na época) a Carlos Alberto, hoje um bom mocinho? Voltando à terrinha, do ABC, no passado, a Drailton, e o América a Juca Show e Valério? Dizem que o único clube que jamais contemporizou é o São Paulo. A exceção tricolor parece que tem mesmo procedência. Lá não existe tolerância 100…

Humildade (2)

Doze anos depois, calçando as sandálias da humildade, menos arrogante, o Sport chega a Natal  para enfrentar o América, ocupando o 17º lugar, na zona de rebaixamento, com risco de queda  pra “C” de 32%. O Sport abriu mão da Copa Nordeste.

Quem é o Juca

O coleguinha Juca Kfouri, que vai brindar os leitores da TN durante o Mundial, com suas alfinetadas, já está no palco da Copa. Este vai ser o 8º Campeonato do Mundo do Juquinha. A primeira, foi em 1982, e aí nunca mais parou. Ele tem dito que, entre algumas, arrependeu-se de ter ido à de 2002, porque foi a única realizada em dois países (Japão e Coreia) por isso cansativa, só valendo porque o Brasil voltou com o penta.

Coerência

O sisudo Dunga tem lá seus defeitos, sendo a teimosia, o principal. Porém, tem uma grande virtude: a coerência, que, em última análise, é uma espécie de teimosia. Dizem que, na paradinha da delegação brasileira para a tradicional visita ao presidente da República, Lula chamou Dunga para uma foto dos dois, tendo o treinador agradecido. (Dunga deve ter pensado: não é o momento para  político fazer média…)

Coerência (2)

Ontem, por ocasião do amistoso da Seleção Brasileira em Zimbábue (Brasil 3×0) um emissário do ditador Robert Mugabe disse ser desejo do  “chefe da nação” visitar os jogadores brasileiros, porém Dunga balançou o dedinho e deu um sonoro não. “Ditador aqui não tem vez!” teria dito.  Mugabe está segurando o osso há quase 30 anos, em meio a uma miséria sem fim.

Troféu de chumbo

O time Duque de Caxias não é somente o lanterna isolado da “B”,  com zero ponto, seis jogos, seis derrotas, 4 gols pró e 16 contra, negativo de 12. O Duque é também o lanterna absoluto em termos de público, com o recorde negativo em uma partida da Série “B”, com 14 pagantes (anteontem, no jogo contra o América). O Duque já garantiu o troféu de chumbo/2010.

Os riscos

Saindo da zona de rebaixamento, recuando do 17º lugar para o 15º com os três pontos obtidos diante do Duque de Caxias, o América/RN fez a patota do site “Chance de Gol”  alterar também as previsões de riscos e promoções. Antes, o time potiguar estava com 72.3 de risco de cair para a “C”, anteontem passou para 54.7%.

Os riscos (2)

Com os resultados surpreendentes de terça-feira, os piores riscos agora estão com o Vila Nova (97.0%) e Duque de Caxias (94.8). O que não dá pra entender é o Icasa, clube sem tradição de Série “B”, sem nunca ter chegado a uma Série “A” ter um risco de rebaixamento de apenas 0.5%, bem menor que Náutico, América/RN, Ponte Preta, Bragantino e Sport. Qual o critério para o site chegar a essas previsões?

Conferência do esporte

Está seguindo hoje a Brasília o grupo de norte-riograndenses que vai participar da 3ª Conferência Nacional dos Esportes, formada por Revil Alves, secretário de Esportes da Prefeitura de Mossoró, Lupércio Luís e Andrey Valério, com atividades de hoje até o dia 6, no Distrito Federeal. Os trabalhos serão presididos pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas