sábado, 11 de maio, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 11 de maio, 2024

Segurança do evento preocupa

- Publicidade -

Manifestantes e pessoas que vestirem máscara serão impedidos de entrar no Campus Fidei (Campo da Fé), em Guaratiba, no dia 28, data de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A medida foi anunciada na quarta-feira, durante o detalhamento das ações de defesa e segurança pública para os eventos da Jornada, que começa na próxima terça-feira (23).  O Campus Fidei é onde o Papa Francisco participará da Vigília, no dia 27, e celebrará a Missa de Envio, no dia seguinte. As medidas de segurança, que envolvem ainda a revista em casos especiais, são reflexo de um cuidado que não é só dos governos, mas que está na cabeça de peregrinos, voluntários e de quem faz parte da Igreja Católica de maneira geral.
Jovens natalenses se reúnem para conversar sobre a expectativa do evento Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá esta semana
#SAIBAMAIS#Segundo o voluntário Augusto César Costa, 29, conta que muitos jovens estão com medo das manifestações. “Tem muita gente que está com medo mesmo, inclusive de possíveis agressões físicas”, diz. Mas analisa: “Acho que já é um radicalismo. Temos é que ir e levantar a bandeira da paz”. Por outro lado, o peregrino Thácio Romano, 24, que coordena o projeto Juventude da Comunidade Shalom Natal, afirma que nenhum peregrino desistiu da JMJ por causa dos protestos.

Para o padre Inácio Lopes, que coordenada o Setor Juventude da Arquidiocese de Natal e estará no Rio de Janeiro para a JMJ, apesar de considerar as reivindicações legítimas, ele admite o receio com relação à violência dos protestos. “A preocupação é com aqueles que prejudicam as manifestações”, diz.

Ainda assim, ele argumenta que protestos também ocorreram na última Jornada, em Madri, o que não ofuscou as celebrações. Segundo ele, enquanto um grupo de cinco mil pessoas ocupavam as ruas, outro grupo ainda maior queria “estar em comunhão”. “Não acredito que os protestos possam tirar o brilho da Jornada”, avalia. Através de Decreto de Garantia da Lei e da Ordem, a Presidência da República permitiu a atuação de militares com poder de polícia na região. Para os demais eventos na cidade, no entanto, as Forças Armadas só poderão agir de forma preventiva.

Programação

– São muitas as atividades às quais os jovens são convidados a participar durante a Jornada Mundial da Juventude. Catequeses, eventos culturais, momentos de partilha e vida comum irão se misturar aos atos centrais, como a cerimônia de abertura, a acolhida do Papa, a Via Sacra, a Vigília dos Jovens com o Papa e a Missa de Encerramento.

– A programação tem como objetivo principal passar aos jovens do mundo a mensagem de Cristo e, através dessa juventude, mostrar ao mundo o rosto renovado do jovem cristão.

23 de julho, terça-feira

Será o dia da Missa de Abertura, em Copacabana. Único Ato Central que não tem a presença do Papa Francisco, o evento contará com uma missa presidida pelo Arcebispo do Rio Dom Orani Tempesta. Entre apresentações artísticas, muita música e momentos de oração, a cerimônia promete emocionar e dar as boas-vindas para o público presente na Praia de Copacabana.

25 de julho, quinta-feira

Será o tão esperado dia do encontro com o Papa Francisco na praia de Copacabana. A Cerimônia de Acolhida será uma celebração repleta de música, apresentações artísticas nacionais e internacionais e, claro, muita oração e momentos de fé. Entre as atrações estão a banda Rosa de Saron. A chegada do Papa Francisco está prevista para as 17h.

26 de julho, sexta-feira

A Via Sacra será a atração da Jornada neste dia, em Copacabana. O ato será composto por 14 estações, sendo 13 delas encenadas ao longo de cerca de 1 km do canteiro central da Avenida Atlântica e a última no palco central. As estações farão a reprodução do trajeto percorrido por Jesus em Jerusalém, retratado em cenários cariocas como a Pedra do Arpoador e Escadaria Selarón, na Lapa.

27 de julho, sábado

A programação do Campus Fidei, em Guaratiba, promete muita festa com bandas e DJ’s. Serão 13 shows com cerca de 50 atrações reunidas. O programa seguirá até meia-noite, momento em que será dado um intervalo para a Vigília com o Papa Francisco. Grandes nomes da música católica, como os Padres Reginaldo Manzotti, Marcelo Rossi e Fábio de Mello, marcarão presença.

Festival da Juventude

O público terá acesso a uma programação repleta de shows, concertos, espetáculos de teatro e de dança, exposições de arte, sessões de cinema, trilhas e atividades que unem as diversas expressões artísticas com momentos de oração, meditação e ações que são fruto da experiência de fé com Cristo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas