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Seleção cultural

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Maria Betânia Monteiro – enviada a São Paulo

A Petrobras divulgou ontem o resultado da segunda fase das seleções públicas do Programa Petrobras Cultural (PPC), edição 2010, durante cerimônia realizada na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Dos 149 projetos aprovados, que receberão um total de R$ 52,9 milhões, a banda Camarones Orquestra Guitarristica foi a única contemplada do Rio Grande do Norte. Com o patrocínio, a banda gravará o CD “Espionagem Industrial” (título provisório). “Acho que a aprovação é um prêmio pelo nosso esforço. Ao longo deste ano percorremos muitos estados, fizemos cerca de 80 apresentações”, disse Anderson Foca.

Chefe de gabinete da Secretaria de Fomento do MinC, Jorge Guimarães, e os gerentes da Petrobras, Eliane Costa e Wilson Santarosa, durante cerimônia PPC, em São PauloDurante a divulgação dos projetos contemplados, os representantes da Petrobras afirmaram que estão buscando democratizar o processo seletivo, tanto para contemplar as várias áreas da cultura, como audiovisual, teatro, literatura; como também a participação de todos os estados Brasileiros.

Mas os números divulgados, ainda não correspondem ao desejado. O Programa teve um total de 3.446 projetos inscritos em todo o país. Desse total, 2.037 (59%) foram provenientes do Rio de Janeiro e São Paulo e 1.678 (41%) dos demais estados. Entre os projetos selecionados, 80 são do Rio de Janeiro (34) e São Paulo (46), 12 de Minas Gerais, 11 da Bahia, 11 do Rio Grande do Sul, 8 de Pernambuco, 5 do Ceará, 4 de Santa Catarina, 4 do Distrito Federal, 4 da Paraíba, 2 do Paraná, 2 do Mato Grosso. Tiveram 1 projeto selecionado, além do RN, os estados do Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.

 De acordo com a gerente de patrocínio da Petrobrás, Eliane Costa, a concentração de projetos aprovados nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo reflete uma realidade mundial, a do mercado. Segundo Eliane, o número de inscritos por estado já é um anúncio desta concentração. “Rondônia teve um projeto inscrito, competindo, por exemplo, com os 1056 de São Paulo”, destacou a gerente de patrocínio. O Rio Grande do Norte inscreveu 23 projetos, uma das menores participações região nordeste.

Como o Programa Petrobras Cultural não tem cotas de aprovação por estados ou regiões, o único critério é a qualidade dos projetos. As comissões de seleção do PPC são formadas por grupos de profissionais que atuam diretamente nos setores da cultura contemplados pelo programa, incluindo diretores, pesquisadores, jornalistas, críticos, curadores, acadêmicos, editores, entre outros. Essas comissões são renovadas a cada ano e sua composição busca atender à maior diversidade possível de perfis para o julgamento dos projetos, que são selecionados por seu mérito qualitativo. Nesta edição do PPC, as comissões reuniram 60 pessoas. “Nossas comissões não são formadas pelo pessoal de marketing da empresa. A Petrobras não tem direito ao voto, apenas coordena o processo, com isso garantimos a diversificação das áreas e a democratização do processo de forma geral”, afirmou Eliane.

Mesmo entendendo que a concentração de aprovados em São Paulo e no Rio de Janeiro é reflexo do desenvolvimento cultural e mercadológico, a Petrobras incentiva a participação de outros estados, através de caravanas. “Desde 2004 fazemos caravanas pelo país, para garantir a democracia no processo. Já fizemos 76 ações, entre palestras e oficinas”, afirmou Tais Reis, gerente de patrocínio cultural. O representante do Ministério da Cultura, Jorge Guimarães afirmou que a Petrobras era a maior patrocinadora de cultura no país. A sua presença no evento anunciava um acordo que será assinado entre o MINC e a Petrobrás, que resultará na agilização do processo.

Petrobras Cultural exibe filme sobre projetos

Nesta sétima edição do PPC, os incentivos incluíram desde iniciativas de pesquisa artística até projetos de distribuição de bens culturais. Foram contemplados projetos de apoio a museus, arquivos e bibliotecas; educação para as artes; manutenção de grupos e companhias de teatro, dança e trupes circenses; produção de filmes de longa e curta-metragem em 35 mm e digitais; cultura digital; literatura; gravação de CDs, turnês de shows e concertos e gravação para internet. Os estados e os projetos contemplados podem ser acessados através do site www.petrobras.com.br/ppc.

 Na abertura do evento foi exibido um vídeo com projetos patrocinados pela Petrobras em vários estados brasileiros, entre eles estava o Conexão Felipe Camarão. O projeto hoje é convidado direto da Petrobras e não participa da seleção pública. Com a verba da empresa, o Conexão Felipe Camarão mantém o pagamento de professores e funcionários, material de trabalho e aluguel da sede. “Mudou tudo quando o projeto recebeu o patrocínio da Petrobras. Quando uma marca como essa chega em Felipe Camarão, as pessoas passam acreditar no poder de transformação a partir do que a gente faz”, disse a coordenadora geral do projeto Felipe Camarão, Vera Santana, que também estava em São Paulo.

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