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Selvagem elétrico: O Buggy do Futuro
Publicado: 00:00:00 - 12/09/2021 Atualizado: 08:02:18 - 13/09/2021
O Jipe SELVAGEM, produzido em Natal, no Rio Grande do Norte, há 45 anos pelo empresário Marcos Neves, está passando por um processo de desenvolvimento da mais alta relevância: será o primeiro buggy do mercado automotivo brasileiro a receber uma versão 100% elétrica, de olho no futuro
A indústria de veículos SELVAGEM, pioneira do setor na Região Nordeste e principal modelo BUGGY que circula no Estado do Rio Grande do Norte (Brasil) e em destinos como Fernando de Noronha (PE), além de outros, Países do Continente Europeu, e o SENAI/RN (Serviço Nacional de Aprendizagem, assinaram, dia 9 do mês em curso, um acordo de cooperação para o desenvolvimento do primeiro Buggy eletrificado do mercado automotivo nacional.

Divulgação
O empresário Marcos Neves (segundo da direita para a esquerda) recebe executivos da UFRN,Projeto VERENA, SENAI-RN e o CTGAS-ER (Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis) do SENAI, para uma visita às instalações da SELVAGEM

O empresário Marcos Neves (segundo da direita para a esquerda) recebe executivos da UFRN,Projeto VERENA, SENAI-RN e o CTGAS-ER (Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis) do SENAI, para uma visita às instalações da SELVAGEM

Segundo a indústria SELVAGEM e instituições envolvidas, o projeto foi idealizado no ano 2020 e a expectativa é de ganhos ambientais, tecnológicos e financeiros em um dos "passeios turísticos"  mais tradicionais do litoral brasileiro.

No interior da unidade fabril acima mencionada, instalada na cidade de Parnamirim (RN), em operação há 45 anos, está preparada uma estrutura para receber o novo Buggy SELVAGEM elétrico, uma mega INOVAÇÃO histórica.

Os equipamentos para início do desenvolvimento do novo JIPE começaram a ser buscados junto a fabricantes e um treinamento específico com especialistas da Alemanha será realizado pela equipe de profissionais que vai se envolver integralmente com o processo.

Questões como quando o projeto será concluído, tempo necessário de TESTES, início da produção comercial do modelo e a partir de quando o NOVO  SELVAGEM estará na ruas e dunas, assim como seu PREÇO, serão respondidas oportunamente.

Vale salientar, que a demanda potencial pelo produto EXISTE claramente. "Todos os dias, alguém nos procura em busca de um SELVAGEM elétrico", afirma o empresário MARCOS NEVES, idealizador e fundador da marca de buggy mais importante e relevante do Brasil, observando: "a expectativa é grande e, a partir da INOVAÇÃO que estamos implementando, estaremos habilitados a atender ao mercado do futuro que se abre em nosso País".

Segundo o empresário, a procura se manifesta dentro do RN e também em Fernando de Noronha (PE), onde EXISTE um DECRETO proibindo a entrada de veículos automotores "tradicionais", com motor a combustão a partir do próximo ano (2022), bem assim a circulação dos existentes a partir de 2030.

Segundo informações oficiais prestadas pela Administração de Fernando de Noronha (PE), repassadas ao SENAI-RN, "não há buggys elétricos na Ilha atualmente, mas há OUTROS 50 carros elétricos em circulação. Eles representam 3,57% da frota.

O PROJETO
Vale esclarecer, que o desenvolvimento do primeiro buggy 100% elétrico na fábrica SELVAGEM, indústria do nosso Estado, é parte do Projeto VERENA, que o SENAI-RN e o CTGAS-ER (Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis) do SENAI executam desde 2018 no Brasil com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade de TRIER (EIC TRIER), da Alemanha. A iniciativa também conta com a colaboração do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

"É um Projeto que é um marco para a indústria automotiva, para o meio ambiente e para o setor de turismo, afirma Rodrigo Mello, diretor do CTGAS-ER e do ISI-ER. "O uso típico do Buggy é em áreas costeiras, em ambientes caracteristicamente limpos. Trazer um equipamento com ZERO EMISSÃO DE GÁS do efeito ESTUFA e com ZERO ruído de motor, como será o novo SELVAGEM elétrico é, sem dúvida, um expressivo GANHO", complementa o dirigente.

O SENAI, através do CTGAS e do ISI-ER, ficará responsável pelo desenvolvimento do uso da tecnologia e a integração dos componentes elétricos e mecânicos  do NOVO SELVAGEM. À UFRN caberá a parte de "inteligência do Buggy", que inclui toda a parte de controle, acionamento do motor, verificação da vida útil da bateria, análise do ambiente e detecção de falhas.

A EIC, por seu turno, vai fornecer a tecnologia e promover o treinamento necessário para a realização do projeto. Um curso de mecatrônica automotiva (de 180 horas) será ministrado para a equipe envolvida, por especialistas da Alemanha. Aquele País é o maior produtor europeu de veículos elétricos.

"Para nós da EIC é uma enorme satisfação contribuir para a concepção  e construção do primeiro buggy elétrico do Nordeste do Brasil. Ficamos ainda mais felizes por esse buggy ter surgido no Rio Grande do Norte que, normalmente, é um Estado que todos conhecem pelo TURISMO e também é um lugar onde se concepciona e produz tecnologia de ponta para um Brasil melhor e para um mundo cada vez mais sustentável", enfatiza Andreas Dohle, consultor alemão da EIC Trier.

O desenvolvimento do SELVAGEM ELÉTRICO integra um número maior de ações conjuntas na área de eletromobilidade. Outra ação será a criação de um curso inédito no CTGAS-ER para especialização de trabalhadores na conversão de carros elétricos no Brasil. A estrutura para o curso está sendo preparada e a previsão do início é o ano 2022.

O buggy SELVAGEM elétrico
O modelo elétrico planejado dentro do projeto acima aludido é um carro que usa eletricidade para se locomover, através de baterias que ALIMENTAM o motor. Segundo Davinson Rangel, professor de automação e eletrotécnica do CTGAS-ER e coordenador do projeto pelo SENAI-RN, sua autonomia é estimada em 200 quilômetros.

Seria suficiente para DOIS passeios IDA E VOLTA entre as praias de Ponta Negra e Muriú, umas das principais rotas turísticas do litoral potiguar. Como a utilização do veículo em dunas exigirá mais das baterias e do motor do que o tráfego somente em asfalto e estradas de terra, essa autonomia pode variar.
“Iremos desenvolver um produto inicialmente 100% potiguar que certamente será referência para todos que deste veículo se utilizam, propiciando uma fonte de energia limpa para um produto que agrega ao turismo a preocupação com o meio ambiente”, diz o diretor regional do SENAI-RN, Emerson da Cunha Batista. “O buggy passou a fazer parte de nosso convívio há anos e neste momento em que a evolução das tecnologias é cada vez mais necessária nos sentimos honrados em poder participar desse projeto piloto”, acrescenta.

O chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRN e coordenador dos trabalhos da Universidade no projeto, Diomadson Belfort, reforça que o turismo com buggys pode ficar mais limpo e econômico em decorrência de soluções que serão desenvolvidas no projeto. Dados levantados pela universidade apontam que 715 bugueiros estão credenciados pela Secretaria de Turismo do estado atuando nos municípios pólos de Baía Formosa, Tibau do Sul, Natal e Extremoz. Entre os custos operacionais da atividade estão gastos com combustível, que giram em torno de R$ 80 a R$ 100 por passeio - e poderão ficar para trás a partir do veículo elétrico.

SOBRE O SENAI
O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, faz parte do Sistema FIERN e engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias com cursos profissionalizantes: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás. A atuação no RN se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), na capital, Natal, e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG), em Mossoró.

SOBRE A SELVAGEM
A Selvagem é a única indústria de veículos do Rio Grande do Norte e primeira do setor instalada na região Nordeste. A empresa foi fundada em 1976, tem sede em Parnamirim/RN e capacidade de produção de 200 veículos por ano. O Rio Grande do Norte é o principal mercado atendido, com uma fatia de 70%, seguido por Fernando de Noronha. A companhia ainda não estima a potencial participação que os buggys elétricos assumirão na linha de produção, mas espera que eles representem uma parte importante do negócio.

SOBRE O PROJETO VERENA
O Projeto Verena é fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmado em dezembro de 2018 entre o SENAI-RN, o CTGAS-ER e a EIC Trier. O projeto resultou, por exemplo, no desenvolvimento de ações de educação profissional, com transferência de tecnologias alemães para capacitação da equipe do CTGAS na área de segurança do trabalho para a indústria de energia eólica, e na criação de um programa de formação e certificação de instaladores de paineis fotovoltaicos no estado. Na área de energia eólica, outro fruto foi a certificação GWO/BST do CTGAS, habilitando o Centro para oferecer treinamentos básicos de segurança reconhecidos pela Global Wind Organisation, organização com presença global que desenvolve padrões de segurança e treinamento para o trabalho em turbinas eólicas onshore (em terra) e offshore (no mar). O Projeto, que se encerraria em outubro deste ano, será prorrogado até dezembro e poderá ser sucedido por outras iniciativas conjuntas de capacitação de pessoal, prestação de serviços de assessoria e consultorias.

A palavra de Amaro Sales, presidente da FIERN
Para Amaro Sales, presidente da FIERN, o SELVAGEM ELÉTRICO será uma importante contribuição em consonância com o desenvolvimento tecnológico e a inovação exigidos no momento atual.

"O sistema S atua para desenvolver soluções inteligentes e sustentáveis que atendam às necessidades da indústria a partir da  nossa realidade local, mas de acordo com as tendências internacionais. O SELVAGEM ELÉTRICO é um projeto de destaque nesse contexto ", afirma Sales.

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