sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Sem centro

- Publicidade -

Lauro Jardim
com Guilherme Amado e Mariana Alvim

Constatação: o Brasil chega às portas de 2018 e ainda não existe um candidato de centro com força eleitoral para a disputa de outubro.

Candidatura trifásica
Henrique Meirelles divide em três etapas a sua tentativa de tornar-se candidato a presidente. A fase um já aconteceu: foi o programa de TV do PSD, exibido na quinta-feira passada, uma espécie de pré-lançamento da candidatura. A fase dois será em fevereiro, quando decidirá se permanece no PSD. A última etapa fica para o final de março, quando definirá para valer se encara a corrida eleitoral.

Sem bifurcação
A propósito, se Henrique Meirelles sair do PSD, seu caminho é um só: o DEM.

O outro juiz
O PSB, mais precisamente o seu presidente, Carlos Siqueira, não tem conversado apenas com Joaquim Barbosa para fazê-lo candidato à Presidência. Já teve também ao menos uma conversa com Ayres Britto.

Está andando A negociação da delação de Antonio Palocci vai muito bem, obrigado.

Dólares a rodo A propósito, o volume de dólares que veio do exterior para a eleição de Lula em 2002, de acordo com o relato de Palocci, chega na casa dos US$ 40 milhões.

Prova de lealdade

Marco Polo del Nero foi afastado pela Fifa da presidência da CBF, mas não está alheio ao que acontece por ali. Muito pelo contrário. Rogério Caboclo, que é oficialmente o diretor executivo de gestão, mas na prática está tocando a entidade, tem ido regularmente à casa de Marco Polo prestar contas do dia a dia da CBF.

Honorários investigados
A Lava-Jato no Rio de Janeiro está intimando todos os escritórios de advocacia que receberam honorários da Fecomercio-RJ a prestarem esclarecimentos. São bancas do Rio de Janeiro e de São Paulo, como a de Roberto Teixeira, que defende Lula.

Temer irritado
Aliados mais próximos são testemunhas: Michel Temer já perdeu a inabalável fleuma em algumas conversas sobre a Reforma da Previdência. Tem demonstrado irritação com os obstáculos impostos pelos deputados (famintos) de sua base.

Barata voa

Vem aí mais uma delação explosiva, com poder de fogo para levar mais gente para a prisão no Rio de Janeiro e aumentar a pena de quem lá já se encontra. Jacob Barata Filho, o rei dos ônibus, estendeu a bandeira branca ao MPF. Está negociando sua delação premiada, ainda em estágio inicial. Vai falar de suas ligações com os políticos. O MPF quer, no entanto, que Jacob Barata detalhe também suas relações com o Judiciário fluminense. Desde os anos 70, os Barata dominam o setor de ônibus no Rio. Se Jacob for contar tudo o que sabe, é mais uma bomba atômica que explodirá sobre o solo carioca.

À venda O Walmart botou à venda um naco expressivo de sua operação brasileira. Não quer um sócio estratégico, mas um financeiro, ou mais precisamente, um private equity.

Te cuida, Google
O Cade planeja mirar em 2018 em casos envolvendo a união de práticas anticompetitivas com o uso de novas tecnologias. Um dos primeiros a serem analisados será o do Google, acusado de privilegiar em buscas online os links do Google Shopping em detrimento da concorrência. Na Europa, a empresa já foi multada em ¬ 2,4 bilhões por essa prática.

Brasil grande…
Paulo Rabello de Castro decidiu que o BNDES vai abrir mais cinco sedes regionais, além das existentes em Brasília, São Paulo e Recife. No ano passado, Maria Silvia Bastos caminhou em direção oposta: fechou os três escritórios do banco no exterior – em Montevidéu, Londres e Joanesburgo.

…e generoso O BNDES não vai devolver os R$ 130 bilhões ao Tesouro, pedidos pelo Ministério da Fazenda, mas decidiu distribuir 4,5 salários aos seus 3 mil funcionários a título de participação nos lucros de 2017.

Sem prescrição A Justiça do Rio de Janeiro acaba de deferir uma medida de interrupção de prescrição ajuizada por diversas famílias das vítimas do acidente com o avião da Chapecoense. Assim, fica barrada a possibilidade de alguém no futuro alegar que o pedido de indenização das famílias está prescrito, enquanto ainda são investigadas as causas e os responsáveis pela tragédia.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas