sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Sem choro nem vela

- Publicidade -

O técnico Tite reconhece que a partida da seleção brasileira contra a Costa Rica, hoje às 9h (Brasília) na Arena Zenit, em São Petersburgo, é decisiva para o futuro na Copa do Mundo. Mas garante que, passada a ansiedade da estreia, a equipe vai saber se impor em campo.

O zagueiro Thiago Silva recuperou a condição de titular na Seleção Brasileira e hoje terá a responsabilidade de ser o capitão

O zagueiro Thiago Silva recuperou a condição de titular na Seleção
Brasileira e hoje terá a responsabilidade de ser o capitão

#SAIBAMAIS#”O jogo tem caráter decisivo em função do empate no primeiro jogo e temos consciência disso”, admitiu o treinador, em entrevista coletiva ontem, antes do último treinamento visando o confronto.

Ele decidiu manter o time que iniciou o duelo contra a Suíça, a exceção da entrada de Fagner, no lugar de Danilo, contundido, mesmo admitindo que alguns jogadores não renderam o que era esperado na estreia do Brasil na Copa do Mundo da Rússia. “Na seleção tem uma pressão maior, porém, antes da pressão, existe coerência, confiança, discernimento e análise”, defendeu.

Para Tite, sempre que a seleção entra em campo a cobrança é a mesma: o time tem de jogar bem e vencer. A partida contra os costarriquenhos não será diferente, e ele entende que a vitória virá até com relativa tranquilidade se as oportunidades de gol forem mais bem aproveitadas, algo que não ocorreu contra a Suíça.

O treinador também se definiu como “contente” com o apoio recebido da torcida em São Petersburgo. Na chegada da delegação, na noite de quarta-feira, cerca de quatro centenas de brasileiros foram à porta do hotel incentivar os jogadores e “lançaram” de forma oficial uma nova música de apoio, que fala dos cinco títulos conquistados e diz acreditar no hexa em sua letra.

“O carinho do torcedor emociona, é algo muito forte e a gente fica contente”, agradeceu Tite. “Paralelamente a isso, porém, tem de manter o nível de concentração alto”, advertiu.

O zagueiro Thiago Silva foi escolhido por Tite para ser o capitão do Brasil no jogo de hoje. O camisa 2 admitiu a grande pressão sobre o grupo. “Logicamente em função da primeira rodada, do empate, isso nos joga uma pressão maior. É preciso ter tranquilidade para que possamos vencer esse jogo, não é de qualquer maneira que vamos vencer. Temos estratégias para esse jogo, vamos conversar no treinamento para que possamos minimizar ao máximo o time deles”, analisou.

Thiago Silva falou também sobre a chance de voltar a usar a braçadeira depois de tê-la usado na Copa de 2014, quando deixou transparecer uma imagem de “fraqueza”. “Fico bastante tranquilo em relação a isso. O principal é dar o máximo pela Seleção, independentemente de estar com a braçadeira. Cada um aqui tem uma responsabilidade grande e conseguimos dividir essa responsabilidade dentro do campo. Cada um tem sua característica, mas estamos muito bem servidos”, concluiu.

Costa Rica
A principal estratégia da Costa Rica é fechar a defesa e definir o jogo nos contra-ataques. O esquema de jogo é o 5-4-1, com um meio-campo consistente: dois volantes e dois meias que também auxiliam a marcação.

Marco Ureña, de 28 anos, que atua no Los Angeles FC, joga isolado no setor de ataque. Em entrevistas recentes, Ureña disse que esperava mais do Brasil. Para o atacante, a Costa Rica precisa aproveitar o momento de pressão que vive a Seleção brasileira após o empate no primeiro jogo da Copa.

O goleiro Navas, do Real Madrid, seguiu a mesma linha de pensamento de Ureña e afirmou que o Brasil não é invencível. No jogo contra a Sérvia, a Costa Rica teve 50% da posse de bola e finalizou 10 vezes, mas apenas três em direção ao gol.

Ficha técnica:
Brasil:
Alisson; Fagner, Miranda, Thiago Silva, Marcelo; Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho; Neymar, Willian e Gabriel Jesus. Técnico: Tite

Costa Rica: Navas; Gamboa, Acosta, Giancarlo González, Óscar Duarte, Calvo; Gusmán, Celso Borges, Venegas, Bryan Ruíz e Ureña.
Técnico: Óscar Ramírez

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas