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Sem medo da crise, eles decidem empreender

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Se a vida te der uma crise, faça dela uma oportunidade. Este é o pensamento de mais de 150 mil pessoas no Rio Grande do Norte, que mesmo em tempo de instabilidade econômica no País, decidiram empreender. Segundo dados da Receita Federal, a abertura de pequenas empresas no estado já cresceu cerca de 9% em 2017. No período de janeiro a julho de 2017 foram 153.295 novas empresas registradas. No ano passado, o número era de 140.168 negócios. Mas neste cenário atual, de incertezas na economia, será mesmo o momento ideal para investir em um novo negócio?

Para Rodrigo Trento, sim. O empresário transformou um patrimônio da família, de mais de 27 anos, em um local para eventos, o Di Trento, espaço para festas localizado na Grande Natal, em Pium. O investimento de cerca de R$ 10 milhões acompanha o panorama do mercado de festas do Brasil, que vive um grande crescimento. Somente entre 2013 e 2016, o incremento em festas e cerimônias de casamento foi de 25% em todo o País, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular. Destacadamente, a região Nordeste é a que mais contribui com o setor, correspondendo a R$ 3 bilhões de movimentação financeira por ano. Segundo a Associação Brasileira de Eventos (ABRAFESTA), o mercado movimentou R$ 17 bilhões apenas em 2016.

Rodrigo Trento: Investimento de R$ 10 milhões no segmento de festas e eventos, na Grande Natal
Rodrigo Trento: Investimento de R$ 10 milhões no segmento de festas e eventos, na Grande Natal

#SAIBAMAIS#“Em qualquer tempo as pessoas querem festejar. Se houver menos recursos financeiros, a festa pode ser menor, mas as pessoas sempre estão dispostas a celebrar; desde um batizado de foro íntimo, até um grande show”, argumenta Trento. Ele realizou estudos sobre o mercado de festas no Brasil e em outros países, a fim de conhecer as novidades no ramo e adaptá-las à população natalense. Para a realização do projeto foram necessários dois anos de obras. O empreendimento será inaugurado em setembro.

A mestre em assistência social Patrícia Vasconcelos também apostou na análise do mercado para desviar da crise financeira atual e poder seguir em frente com sua “perspectiva romântica” de trabalhar com a terceira idade. Após pesquisas e análise de mercados qualitativas, ela decidiu investir em um local para convívio e socialização de pessoas com mais de 50 anos: o Espaço Marias, localizado no bairro Tirol, que inaugurou no início de agosto deste ano. Para ela, o cenário econômico será um balizador da qualidade da sua empresa. “Empresas que surgem com a crise têm mais facilidade para lidar com as dificuldades porque a gente se prepara para esta conjuntura atual. Se o cenário melhorar, nós teremos grandes possibilidades de estabelecer uma curva progressiva”, analisa.

“O envelhecimento populacional e a busca por saúde e qualidade de vida formam uma realidade concreta. É este público que eu pretendo alcançar”, expõe. “Em primeiro lugar eu procurei o Sebrae, onde eu fiz uma pesquisa da região por idade e função sócio econômica. Depois contratei um consultor para análise SWOT, e em todas as pesquisas, o mercado se mostrava aberto para este novo negócio. Tudo isto que eu fiz não me forneceu a certeza absoluta que em termos de negócios tudo vai ser viável, mas me deu todas as possibilidades para que aconteça”, relata Patrícia.

NEGÓCIOS – EM NÚMEROS
Dados do RN e do Brasil

Número de novas empresas optantes pelo Simples Nacional no RN –  Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP)*
Janeiro a julho de 2017 = 153.295
Janeiro a julho de 2016 = 140.168
Janeiro a julho de 2015 = 127.137

Número de MEI formalizados no RN*
Janeiro de 2017: 1.555
Janeiro de 2016: 957

Número de unidades de franquias no Brasil**
2015: 138.343 pontos de vendas
2016: 142.593 pontos de vendas
3,1% foi o aumento em comparação ao ano anterior

Faturamento do setor de Franquias**
2015: R$ 139,59 bilhões
2016: R$ 151,2 bilhões
8,3% foi o aumento em comparação ao ano anterior.

*Dados fornecidos pelo Sebrae-RN, extraídos do site da Receita Federal
**Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF)

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