Sem Saúde da Família

Publicação: 2018-07-04 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

A saúde do RN recebe mais um duro golpe. Um número equivalente a 184 Equipes de Saúde da Família (ESF) foram descredenciadas pelo Ministério da Saúde. A medida atingiu 20 municípios, incluindo Natal, Mossoró e Pau dos Ferros, em maior número de postos fechados.
O MinSaúde disse que o descredenciamento das ESF aconteceu em razão do descumprimento de prazos estabelecidos para cadastramento no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES).

Auxílios e isonomia
Depois que o governo estadual quebrou a isonomia entre seus servidores, instituindo os auxílios Saúde e Alimentação aos funcionários do Gabinete Civil, o temor de um deles ouvido pela coluna é de que Robinson passe a pagar por secretaria e privilegie as pastas que lhe são “simpáticas”, em detrimento de outras. “Ele é capaz”, disse o funcionário.

Servidores em protesto...
E nem tudo são flores para o governador Robinson Faria. Apesar das glórias colhidas no interior, na capital o funcionalismo é uma pedra no sapato do chefe governante. 

Hoje, os funcionários voltam à Praça do Centro Administrativo, logo pela manhã, para  cobrar  salários, 13º deste ano e o valor relativo a 2017.

...Contra dois pesos...
Os servidores públicos dos Tribunais, Assembleia Legislativa, Ministério Público já receberam 40% do 13º de 2018. Quanto aos servidores do Executivo... nem satisfação.

O  Fórum Estadual de Servidores trabalha com a expectativa de reunir cerca de 15 categorias e centenas de servidores públicos.

Suplência
Foi creditado ao pré-candidato Carlos Eduardo (PDT) a indicação do empresário Fecomercio, Marcelo Queiroz como primeiro suplente na vaga do senador Garibaldi Filho (MDB). CE defendeu por longo tempo o nome de Queiroz como seu vice. 

Ensaio????
Aliás, por falar em vice de CE, a ex-secretária de agricultura de Mossoró, Katerine Bezerra, esposa do deputado Beto Rosado (PP), era o nome da vez na tarde dessa terça-feira, nos alpendres mossoroenses.

Nerd
Na última quarta-feira (27), quando a Seleção Brasileira enfrentou a Sérvia, apenas a deputada Zenaide Maia e outros três parlamentares estiveram presentes no plenário da Câmara Federal.

Zenaide Maia está entre os mais assíduos parlamentares do Congresso Nacional.

Na defesa
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social – SESED convidou o instrutor Romildo Pereira Pires, há 14 anos trabalhando no RN, para treinar agentes da segurança. O curso “Técnica de Tiro em Condições de Porte Velado” tem custo de  R$ 372 mil e foi contratado pela SEPLAN, usando recursos do Banco Mundial. 

Certamente, uma boa causa!

Ala feminina
O MPRN recebeu um ofício da Pastoral Carcerária Nacional (CNBB) relatando  irregularidades  na ala feminina do presídio Mário Negócio, em Mossoró. São relatados problemas na estrutura física do local até o tratamento dado às detentas em desacordo com seus direitos.

O MPRN requer liminar que obrigue o Estado e a Secretaria da Justiça e da Cidadania a realizar reformas na ala.

Igualdade
A Câmara Municipal de Parnamirim instituiu a Frente Parlamentar de Promoção e Defesa da Igualdade Racial, como um movimento suprapartidário, sem fins lucrativos, de duração indeterminada.

Investigação
Também foi instituída uma comissão parlamentar para acompanhar denúncias de falta de pagamento de terceirizados da Prefeitura de Parnamirim.
Será o Procon legislativo?

Logística para eles
Depois de ficar refém da paralisação dos caminhoneiros, o Governo Federal resolve investir em logística, definindo investimentos no setor de transportes. Os novos projetos, que vão consumir R$ 100 bilhões, estão em sua maioria localizados no Centro-Sul do país.

Interacts
O Congresso Nacional aprovou o Dia Nacional do Interactiano, a ser celebrado anualmente em 5 de novembro.
Sabe o que é Interacts, caro leitor? São clubes de jovens de 12 a 18 anos que prestam serviços patrocinados pelo Rotary. Com isso, o Interact Club pretende estimular novas lideranças.

Má impressão
O TCE bateu o martelo e mandou suspender qualquer pagamento do Detran à empresa Ziuleo Copy Comercio e Serviços Ltda, alusivo a aluguel de impressoras. O corpo técnico do órgão de Contas suspeita de sobrepreço nos custos, em 350% em comparação a contratação análoga.

Realeza
Rumores londrinos dão conta de que Kate Middleton está grávida do quarto filho.  A família Real ainda não se manifestou sobre o assunto.

Pela cidade
*Boulos O pré-candidato do PSOL à Presidência da República, Guilherme Boulos, estará hoje (04), em Natal, promovendo palestras e conversando com jornalistas.

*No RN O PSOL tem o professor Carlos Alberto como pré-candidato ao Governo e a servidora pública Cida Dantas como pré-candidata a vice. Para o Senado, o partido lançou o professor Lailson Almeida e a professora Telma Gurgel como pré-candidatos.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários