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Semana de Natal em Lisboa fracassa

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Ricardo de Araújorepórter de Economia

Mais de um ano após sua realização, a viabilidade econômica da Semana de Natal em Lisboa, apelidada de Voo Colombo, continua a ser questionada. Foram investidos mais de R$ 400 mil no projeto que tinha como objetivo divulgar o potencial turístico da capital potiguar em Portugal e aumentar o fluxo turístico dos patrícios na terra dos Reis Magos. Hoje, no entanto, Natal recebe por semana entre 20 e 100 turistas portugueses vindos nos voos regulares da TAP, segundo informações de empresas de receptivos. Em 2009, segundo dados da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), apenas 32,8 mil portugueses desembarcaram em Natal, representando 25% do número total de desembarques internacionais na capital. O fim dos voos fretados contribuiu ainda mais para a queda do índice de visitantes de origem portuguesa.

Há um ano, comitiva natalense apresentou cidade em LisboaPara o ex-secretário municipal de Turismo, Francisco Soares Júnior, a atividade turística em Natal foi incrementada com a ação da prefeitura em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH RN). “O evento trouxe benefícios para o mercado, para o comércio em geral. Os turistas que chegam em apenas um voo deixam em Natal uma média de R$ 20 milhões”. Segundo Soares, cada turista gasta em média US$ 116 por dia (cerca de R$ 203) diariamente. Calculando-se a média diária gasta pelo número total de passageiros, chega-se ao valor de   R$ 852,6 mil gastos pelos ocupantes de um voo, gerando uma diferença de R$ 19,1 milhões do informado pelo ex-secretário.

 Na contramão das estimativas, a realidade nos meios de hospedagem não condiz com as declarações do ex-secretário. O diretor comercial do hotel Praiamar, George Gosson, afirma que 90% das taxas de ocupação são mantidas por turistas brasileiros. As empresas que fazem a recepção dos turistas estrangeiros no aeroporto compartilham os mesmos dados. “Recebemos em média 10 portugueses por semana. Natal se tornou um destino caro e perde turistas para a Turquia, Grécia e Cuba”, comenta a proprietária da agência de turismo e receptivo Brazil International Tour, Cristiane Weber. A empresária comenta que demitiu funcionários e diminuiu sua empresa de tamanho para se manter no mercado após a retração do turismo internacional.

 A Luck Receptivo, uma das pioneiras no Nordeste no segmento, recebe em média 20 portugueses em cada um dos cinco voos regulares da companhia aérea portuguesa TAP, que opera voos para Natal. “Houve uma queda bastante acentuada do número de portugueses com o fim dos voos fretados que eram operados pela White. O investimento da prefeitura não está tendo retorno”, analisa o gerente de operações da  Luck Receptivo em Natal, Wilson Melo. Ele comenta ainda que a prefeitura e a secretaria de turismo deveriam investir em destinos como o Chile, que envia a Natal mais turistas do que Lisboa.

Questionado sobre os dados dos representantes do trade ouvidos pela TRIBUNA DO NORTE, Francisco Soares Júnior, afirmou que as empresas “estão erradas”. “O número de portugueses que chega aqui é alto”.

Secretário de Comunicação diz que resultados existem

O secretário municipal de Comunicação Social, Jean Valério, indica o Encontro de Literatura Luso-Brasileira realizado em abril desse ano no Teatro Alberto Maranhão, como um dos resultados positivos do voo Colombo. Além disso, afirma que a TAP aumentou seus voos regulares de 4 para 5, após a divulgação do destino Natal durante o evento em Lisboa.

Valério pontua que Natal ganhou mais visibilidade inclusive em outros países. Ele diz que a cidade foi destaque na mídia espanhola e que foi convidada pela Universidade de Valencia para fomentar o intercâmbio intelectual entre a Secretaria Municipal de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Prefeitura de Natal com a instituição espanhola.

Em relação às despesas do evento Valério comenta que dizem respeito à ABIH. “Todos os gastos são de inteira responsabilidade da ABIH que dispõe de tudo detalhado”. Ainda segundo Valério, o mercado português não está saturado e os portugueses continuam viajando muito, para destinos tradicionais inclusive.

Os empresários do turismo consultados foram unânimes em julgar que a ação em Lisboa não teve o resultado esperado. Para o secretário de comunicação, ocorreu o inverso. “Ao contrário, procure saber dos empresários do trade turístico de Natal que todos destacarão a importância desta iniciativa”.

Fermi e Soares prestaram depoimentos

Os investimentos da prefeitura de Natal e da ABIH são investigados pelo Ministério Público para analisar se houve uso indevido de verbas públicas. O presidente da ABIH, Enrico Fermi, e o ex-secretário de turismo, Soares Júnior, foram ouvidos. “Não tenho mais nada a declarar sobre isso. É uma questão política e o Ministério Público está investigando”, pontuou Fermi.

Soares Júnior informou que entregou ao Ministério Público um relatório resumindo a viabilidade do projeto. “Entreguei um relatório ao MP mostrando os resultados positivos do voo Colombo”.

O Ministério Público foi procurado para se posicionar sobre o andamento do processo. Porém, a assessoria de comunicação informou que ainda não havia recebido nenhuma informação oficial sobre o caso.

Em matéria publicada na TRIBUNA DO NORTE, o ex-secretário informou que a única ação resultante dos depoimentos e pedidos deveriam ser uma recomendação à prefeitura orientando sobre o detalhamento prévio das despesas em eventos como a Semana de Natal em Lisboa.

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