sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Semana dedicada ao Cordel

- Publicidade -

O cordel ganha cada vez mais fôlego em Natal. Poetas da cidade e do interior, bem como de estados vizinhos, tem circulado pela capital potiguar e distribuído seus folhetos. A poesia popular tem fincado aos pouquinhos seu espaço na programação de diversos eventos culturais da cidade, sido usada em escolas públicas e privadas para complementar a educação dos alunos e tem reunido um público interessado. Mas tudo ainda é pouco se levado em consideração as potencialidades dessa linguagem tipicamente nordestina.

A cultura do cordel no Nordeste será celebrada em dois dias em Natal

A cultura do cordel no Nordeste será celebrada em dois dias em Natal

É justamente para debater as potencialidades da literatura de cordel que acontece em Natal, nesta semana, não apenas um, mais dois importantes eventos sobre o gênero. Ambos serão realizados na Cidade Alta, reduto da Casa do Cordel e da Estação do Cordel, expoentes da resistência e valorização desse tipo de poesia.

Iniciado ontem (14) e com programação até o sábado (18), a Semana do Cordel, na Casa do Cordel (rua Vigário Bartolomeu, 605) reúne sarau, shows musicais, palestras e mesas redondas, contação de histórias, oficinas, exposições de cordel e xilogravura, além de lançamento literários. As atividades começam às 9h e encerram no final da tarde, com entrada gratuita. Na quarta-feira não haverá programação.

Na quinta (16), um dos destaques da Semana do Cordel é a apresentação da esquete teatral “Margarida, a prostituta que fazia versos da profissão”, com Fátima Régis. A peça será mostrada às 15h. Na sequência, acontece roda de conversa sobre os rumos da Associação Cultural Casa do Cordel.

Erick Lima falará de xilogravura e cordel

Erick Lima falará de xilogravura e cordel

Na sexta (17), já pelas 9h, acontece a mesa redonda “A xilogravura e o cordel no nordeste”, com o professor e diretor do Museu Câmara Cascudo (UFRN) Drº Everardo Ramos e o xilógrafo e professor Erick Lima. Às 15h, tem a palestra “Elementos mágicos no cordel”, com a escritora, dramaturga e pesquisadora Clotilde Tavares. Pela noite, a partir das 18h, show com Marconi Branco, seguida de apresentação de Zé Martins e Banda Fibra de Coco.

No sábado (18), dentre as várias atrações, acontece o “Almoço com poesia”, às 12h, p lançamento coletivo de cordéis, às 14h, o Cortejo “Bloco do Pavão Misterioso” com Folia de Rua Potiguar (concentração na Praça Kenedy), às 15h. A partir das 16h, show com Mazinho Viana e Regina CasaForte, depois apresentação de encerramento com Forró Buliçoso.

Circuito Natalense do Cordel
Depois da primeira edição, no ano passado, o Circuito Natalense do Cordel chega em 2017 com vitalidade nova. A programação vai do dia 16 ao 18 de novembro, com entrada gratuita, reunindo na Praça João Maria, onde está localizada a “Estação do Cordel”, uma série de ações como palestras, oficina, exposições, feira de livros, apresentações literárias e musicais. As atividades começam às 9h, todos os dias, encerrando no início da noite.

Clotilde Tavares e os ''elementos mágicos'' do cordel

Clotilde Tavares e os ”elementos mágicos” do cordel

Na quinta (16), a programação começa às 9h, mas a abertura oficial é às 19h, com fala das entidades organizadoras: Estação do Cordel, ANLIC e SPVA. {as 19h30, Aderaldo Luciano (RJ) e Crispiniano Neto (RN) debatem o Cordel no cenário literário brasileiro.

A sexta (17) será marcada por oficinas durante a manhã. Já às 16h, Isaias do Cordel, José Augusto e Paiva Neves conversam sobre acerca do tema “O cordel das feiras às galerias e o mundo da editoração”. Na sequência, Nando Poeta (RN) e Varneci Nascimento (SP) promovem a palestra “O cordel nas universidade e escolas brasileiras”.

No encerramento do evento, no sábado (18), a programação terá uma reunião para organizar o centenário de morte do cordelista Leandro Gomes de Barros (1865-1918), além de palestras sobre a relação de Câmara Cascudo sobre a literatura de cordel e a presença da religiosidade no cordel.

Serviço:
Semana do Cordel
14 a 18 de novembro

Casa do Cordel (rua Vigário Bartolomeu, 605, Cidade Alta)

Entrada gratuita

2º Circuito Natalense do Cordel
16 a 18 de novembro

Estação do Cordel (Praça João Maria, Cidade Alta)

Entrada gratuita

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas