Semana nacional de incentivo à doação vai ocorrer até esta sexta-feira, 27

Publicação: 2020-11-26 00:00:00
A Semana do doador de sangue se estende até esta sexta-feira (27) com uma campanha de homenagens aos atuais e estímulo a novos doadores. Este ano, por conta da pandemia, as ações estão voltadas para sensibilizar a população sobre  a importância da doação em tempos de covid-19. Com uma doação, é possível salvar até quatro vidas. “É um ato de cidadania e solidariedade, um herói da vida real, do cotidiano, que tem essa consciência para consigo e para com o outro. Queremos relembrar a doação como um gesto que deve acontecer regularmente," destacou  Mirian Mafra.

Nas redes  sociais do Hemonorte estão sendo divulgados  vídeos com depoimentos dos doadores com os maiores números de doações e durante a semana haverá apresentações musicais com Taliérica Karina, Fábio Presgrave, Banda do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado e Germano Luiz em parceria com a Cabo Telecom.

O Hemonorte continua recebendo voluntários por livre demanda, mas a orientação é para que procure fazer o agendamento para melhor controle do fluxo no local e evitar filas de espera. O agendamento pode ser feito pelo site www.hemonorte.rn.gov.br ou através do telefone 3232-6733. Outra observação para o momento é, se possível, não ir acompanhado para reduzir a quantidade de pessoas no local.

Para ser um doador a pessoa tem que estar  saudável, ter  entre 16 e 69 anos de idade (quem for menor de 18 anos precisa estar acompanhado do responsável legal),  pesar acima de 50kg, ter dormido bem na noite anterior, evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, ir alimentado e portar um documento oficial com foto. 

Para ser doador
à Ter entre 16 (com autorização dos responsáveis) e 69 anos.
à Pesar 50 kg, no mínimo.
à Estar em boas condições de saúde.
à Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
à Estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
à Apresentar documento original com foto recente.