quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Semana

- Publicidade -
Itamar Ciríaco 

O futebol do Rio Grande do Norte tem uma semana extremamente importante. ABC e América, nossos dois principais clubes têm a oportunidade de conseguir um grande salto técnico e financeiro. A Copa do Brasil, na próxima quarta-feira é o caminho para esse sucesso. Vencer Cruzeiro (América) e Botafogo/RJ (ABC) representa um reforço considerável no caixa dos potiguares. Se ambos passarem serão R$ 3 milhões sendo transferidos para o futebol local, num período extremamente difícil para qualquer negócio. Em termos de ganho de imagem e valorização da marca esse ganho pode ser de igual ou maior valor se bem trabalhado. Em termos técnicos, os clubes ganham com a motivação e moral que os elencos recebem ao superar esses desafios. Depois disso, ABC e América ainda jogam um clássico no fim de semana, na Arena das Dunas. Ou seja, não tem semana mais interessante para ambos, ou, ao menos, não teve, até agora, algo assim em 2021.
Semana 1
No entanto, não existe nada tão bom que não venha acompanhado de uma grande cobrança. Perder a classificação na Copa do Brasil e, na sequência, cair diante do principal rival no clássico, pode valer o emprego de um treinador e/ou a dispensa de alguns jogadores. Apesar de negarem, os clubes sabem que a pressão seria enorme diante desses resultados negativos. Tanto para ABC quanto para América seriam três “pancadas” seguidas. O Alvinegro vem de eliminação para o Bahia pela Copa do Nordeste. O Alvirrubro vem de uma derrota absurda para o Palmeira de Goianinha, de virada. 
Ciclofaixas
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Natal já dispõe de 85 quilômetros de estruturas cicloviárias e a ideia é acelerar a implementação de novas áreas, sobretudo na Zona Norte. A mais nova ciclofaixa de Natal foi sinalizada naquela região e fica na Avenida Florianópolis, no Conjunto Santa Catarina. Com 1,5 km, o espaço está à disposição dos ciclistas. Além disso, a Prefeitura recapeou totalmente a via, aplicando uma nova sinalização vertical e horizontal, bem como implantou uma rotatória no cruzamento com a Rua Nova Russas. 
Ciclofaixas 1
Ainda na Zona Norte, em relação aos espaços exclusivos para as bicicletas, a meta da STTU é ousada. O trabalho de implantação de novas ciclovias acontecerá em oito avenidas da região: avenida Itapetinga, Senhor do Bonfim, Pico do Cabugi, Guararapes, Cirandas, Blumenau, rua Jequiriça e Itaboraí. De acordo com o Departamento de Engenharia da secretaria, os projetos estão em fase final de elaboração e serão licitados ainda neste primeiro semestre, com investimento na ordem de R$ 4 milhões. A previsão da STTU é de que, até o fim do ano, a cidade alcance 105 km de estrutura cicloviária.
Redes sociais
Na edição de março do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca a alteração do critério de coleta do número de seguidores no Facebook. Desde o início do ano, o Facebook vem implementando e disponibilizando gradativamente uma nova identidade visual mais simplificada para suas páginas, que privilegia a informação de “seguidores”, passando a não exibir o volume de curtidas das páginas. Segundo comunicado da empresa, o objetivo é tornar mais claro quantas pessoas podem ser alcançadas por cada conteúdo. Por este motivo, a partir desta edição do ranking, a informação que será considerada para o estudo passa a ser de “seguidores” da página, e não mais o volume de “curtidas”. Desta maneira será possível manter o caráter comparativo da informação, pois passa a ser a única métrica que será mantida como padrão para todas as páginas na plataforma. Mesmo desconsiderando a adoção do novo critério na contabilização dos seguidores no Facebook, o primeiro trimestre de 2021 foi o melhor dos últimos 5 anos em volume de novas inscrições nas plataformas sociais dos clubes brasileiros, 33% maior que a média do período e 15% maior que o primeiro trimestre do ano anterior. Este movimento foi causado, sobretudo, devido ao calendário estendido das competições de 2020 que se encerraram apenas no último mês. Os 5 clubes que se destacaram em março foram: Flamengo, Palmeiras, Grêmio, São Paulo e Santos. Juntos, foram responsáveis por 1,8 milhão de inscrições ou 71% do total entre todos os clubes no período. 
Redes Sociais 1
Em nível local o estudo aponta o ABC como o 34º clube do país com maior número de seguidores nas redes. São cerca de 503 mil adeptos. O América surge na 36ª colocação com 482 mil fãs conectados ao clube através do mundo virtual. São quase um milhão de potiguares de olho nos nossos principais clubes. Em nível de Série D de Campeonato Brasileiro, os natalenses lideram seguidos do Joinville de Santa Catarina e da Portuguesa de Desportos de São Paulo. São dados bastante sólidos.
Sertões
O Grupo Bandeirantes e o Sertões acabam de firmar uma parceria para a divulgação do maior rally das Américas. A modalidade chega para completar a nova fase do Canal do Esporte. A ideia é levar a audiência das pistas para o off road, apresentando as belezas de um Brasil que poucos conhecem, e para o lado social, o grande legado do Sertões. 
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Clássico