Semarh visita Passagem das Traíras

Publicação: 2019-01-29 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A barragem Passagem das Traíras, alvo de vistorias da ANA há pelo menos três anos, será visitada nesta terça-feira (29), às 9h, pelo titular da Semarh,  João Maria Cavalcanti, Ele estará acompanhado de uma equipe de técnicos da pasta, que vão verificar a situação atual da infraestrutura do reservatório. 

Nesta segunda (28), João Maria esteve reunido com o secretário de Planejamento, Aldemir Freire, para tratar das questões financeiras relacionadas à recuperação da Barragem. Conforme reportagem da TN em novembro do ano passado, um projeto para fazer estudos e sondagens na barragem já está licitado, aguardando a chegada dos recursos para ser tocado. O plano, que terá recursos da pasta na ordem dos R$ 575 mil, será feito pela Acquatool Consultoria, que após fazer o diagnósticos da barragem, vai elaborar o projeto executivo de recuperação da barragem.

“O secretário Aldemir se comprometeu em viabilizar os recursos necessários para o início dos Estudos e Diagnósticos recomendados pela Agência Nacional de Águas (ANA). A principal ação vai ser a sondagem do reservatório. É ela que vai indicar se, e onde, será necessário que ocorra alguma intervenção” destacou João.

Ainda na reunião, o titular da pasta João Maria reuniu a equipe técnica para discutir detalhes da operação da barragem como as recomendações da ANA, entre elas a que restringe o acúmulo de água em até 6% da capacidade. “Hoje, o reservatório se encontra com apenas 0,86% do total” destaca o titular da Semarh.

Com relação à barragem Calabouço, o ex-secretário de Meio Ambiente Mairton França havia dito à TN em novembro do ano passado que a prioridade da pasta, em virtude da limitação financeira, seria Passagem das Traíras, com Calabouço ficando para um segundo momento. Por meio da assessoria de imprensa, a Semarh informou que ainda não há um plano para a barragem de Calabouço. Após a visita em Jardim do Seridó, uma nova ação deverá ser agendada pela pasta para tratar do assunto.



continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários