'Sementes do Amanhã' aborda espécies alimentícias em vias de extinção

Publicação: 2019-12-13 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Na próxima semana o documentário “Sementes do Amanhã” apresenta seu quinto episódio, sobre o Umbu, filmado nas cidades Uauá, Curaçá e Canudos, na Bahia. Exibida no Canal Futura sempre às terças-feiras, às 23h15, a série documental com 13 episódios busca resgatar a história de espécies alimentícias brasileiras que correm risco de extinção, por meio de um olhar contemporâneo, mostrando a teia de relações humanas e ambientais que há por trás da sua cadeia produtiva.  

Para mostrar o trabalho de quem preserva e gera renda a partir do umbu, a equipe embarcou numa jornada pela Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro. Ali, conheceram comunidades e práticas sustentáveis de cultivo e extração do fruto que são mostradas aos espectadores pela apresentadora Nanda Barreto.  

Com a série ‘Sementes do Amanhã’, que percorreu diversas cidades brasileiras nas cinco regiões do país, pretende-se provocar a conscientização das pessoas e buscar caminhos para a preservação das culturas alimentares e humanas. As reprises são às quartas-feiras às 17h, sextas às 03h, sábados às 09h e segundas às 10h30, sempre no Canal Futura. Os episódios já exibidos na TV também estão disponíveis em streaming no Futura Play, para serem assistidos a qualquer hora. 

A série é uma realização da Okna Produções e da TerraMar. A equipe de campo é composta por Nanda Barreto (apresentadora), Alan Mendonça (diretor e roteirista), Marcelo Curia (cinegrafista e fotógrafo), Anderson Astor (diretor de produção), Lara Ely (pesquisa) e Raysa Fisch (captação de som). Ainda no time estão Aleteia Selonk e Marlise Aude, responsáveis pela produção executiva, Veco Marques (trilha sonora), Roberto Coutinho (som) e Jonatas Rubert (montagem). 

Os episódios são: 

1- Buriti; 2- Açaí ; 3- Castanha do Brasil; 4- Butiá; 5- Umbu; 6- Baunilha do Cerrado; 7- Pinhão; 8- Cacau Cabruca; 9- Mel; 10- Guaraná; 11- Ostra; 12- Pirarucu  e 13- Castanha Baru. 

Os programas tem como objetivo esclarecer o problema da extinção de espécies no Brasil, as causas, as consequências, a relação com os biomas, o impacto econômico e social, a urgência do tema e a necessidade de ações para evitar que estes alimentos sejam extintos. Em contraponto a esta situação o programa vai apresentar uma visão otimista de futuro, fundamentada na ação das comunidades, organizações sociais, empresas e órgãos governamentais como agentes transformadores, capazes de enfrentar a ameaça de extinção através de práticas sustentáveis e atitudes pedagógicas, que formam novas gerações engajadas com a questão ambiental.

Através de um diálogo entre meio ambiente, sociedade e cultura, a série Sementes do Amanhã será também uma viagem ao Brasil, conectando o espectador com histórias, lugares e espécies que inspiram as pessoas a lutar pela preservação.  

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários