sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Semob apreende 3 mil carteiras

- Publicidade -

Felipe Galdino – repórter

Mais de três mil carteiras de estudante foram apreendidas só neste ano, durante o projeto de fiscalização que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) chama de “Ônibus Legal”. O número, que representa 1% do total de usuários cadastrados como estudante junto à Prefeitura,  é referente à quantidade de pessoas que foram pegas na malha fina que a Semob, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn), criou para combater fraudes no sistema de passagens de transporte público.
Carteiras de estudante usadas indevidamente no sistema de transporte e apreendidas estão sendo enviadas para a Delegacia
#SAIBAMAIS#Segundo o Seturn, na manhã da sexta-feira da semana passada,  no ônibus da empresa Conceição que faz a linha 31 – Felipe Camarão a Candelária – uma mulher foi detida quando usava ilegalmente uma carteira de estudante de outra pessoa. A moça de 28 anos usava o documento de uma menina de apenas oito anos, do 3º ano do ensino fundamental. Ela chegou a agredir fisicamente uma fiscal do projeto da Semob, após se desentenderem, e foi conduzida à delegacia. Liberada algumas horas depois, já responde processo pelo crime de falsidade ideológica – Artigo 299 do Código Penal – por ter se apresentado falsamente como sendo outra pessoa.

É isso que o Seturn alerta. Agora fraudar o sistema é crime. Com quase 30 fiscais em seu quadro, são esse e outros tipos de fraude que o “Ônibus Legal” combate desde maio deste ano, quando foi criado e entrou em ação. A Semob diz que não há outros dados referentes aos anos anteriores porque nunca houve um controle sobre as práticas ilícitas envolvendo cartões estudantis e também os  de vale transporte. Este último, por enquanto, nem sequer conta com uma política de combate.

Ontem pela manhã, o secretário adjunto de Transportes da Semob, Clodoaldo Cabral, falou com a reportagem da TRIBUNA DO NORTE sobre o problema das fraudes. Recebeu a equipe em sua sala. Sobre a mesa encontrava-se uma bacia repleta de carteiras de estudantes. Dava para formar uma pilha de documentos. Todo o material foi apreendido neste ano. O Seturn trabalha com a estimativa de dez mil pessoas utilizando de maneira indevida a identidade estudantil.

“Isso aqui que estamos vendo é o que apreendemos só de carteiras de estudante: mais de três mil, e olhe que a quantidade real é muito maior. Isso causa um problema danado no nosso sistema de transporte porque são todas entregues gratuitamente, ao serem usadas por terceiros prejudica o controle que fazemos. Quase 30% do nosso sistema é formado por carteiras estudantis”, disse o adjunto.

Segundo ele, a fiscalização que começou em maio, seguiu por junho e julho, teve um período de inatividade em agosto e voltou neste mês de setembro bem menos tolerante. Desde então é possível ver cartazes alertando os usuários do transporte público para o crime de estelionato e falsa identidade – Artigo 171 e 308, respectivamente, do Código Penal – que é utilizar indevidamente a carteira de estudante de terceiros, além da falsidade ideológica.

“As carteiras que apreendemos já estão sendo enviadas às delegacias e isso é tratado como crime”, afirmou.  O “Ônibus Legal” consiste em colocar fiscais da Semob dentro dos veículos de maneira aleatória. Quando ele observa o uso da carteira de estudante, pede para ver o documento e faz a comparação entre a foto e os dados do seu portador. Ao verificar a falsificação, a carteira é apreendida e enviada à delegacia mais próxima. Tanto o portador quanto o dono original do cartão podem ser processados ou perder o benefício.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas