quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Semob quer manter calçadas livres

- Publicidade -

A infração é grave. Os carros e motocicletas estacionados nas calçadas de Natal que não deixarem espaço superior a 1,20m para a circulação dos pedestres serão rebocados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). O programa “Via Livre nas Calçadas”, lançado na manhã de ontem, tem o objetivo principal de desobstruir o passeio público. Quem infringir a regra, perderá cinco pontos na Carteira de Habilitação e terá que pagar a taxa do reboque no valor de R$70, a taxa de permanência do veículo no pátio da Semob e a multa de R$127,69.   

Os motoristas terão que respeitar um recuo mínimo para garantir a passagem dos pedestresEssa primeira semana será de tolerância para os motoristas “se acostumarem”  com a nova regra, mas a partir da próxima segunda-feira, dia 25, quatro reboques e quatro agentes de trânsito sairão pelas ruas de Natal para dar início a fiscalização.  Segundo o secretário Kelps Lima, os que oferecerem espaço superior a 1,20 metros para os pedestres não serão retirados.  Além dos veículos, serão rebocados também os entulhos. “É importante esclarecer que o reboque só será válido se houver um agente de trânsito presente. O veículo será fotografado e levado para um dos três pátios alugados pela Semob”, disse Kelps Lima.

Para retirar o veículo, o motorista não precisa pagar a multa no mesmo instante, visto que há os prazos para os recursos legais, no entanto o veículo só é liberado depois que o reboque e as diárias de permanência no pátio forem quitadas. Quando o carro for rebocado, será colocado um adesivo no chão ou na parede onde estava o veículo informando para o motorista o telefone onde ele pode obter as informações. “Todos os reboques serão informados à Secretaria de Segurança e o número 190 vai saber informar quando o motorista ligar denunciando o roubo”, disse Kelps Lima.

O aposentado Lauro Amorim veio do Rio Grande do Sul e disse se assustar com a falta de calçadas disponíveis em Natal, pois sempre tem que desviar para poder caminhar. “É carro, moto, mesa de bar, sempre tem alguma coisa no caminho”. Segundo ele, além do incômodo, o problema é o perigo para aqueles que precisam passar pela rua. “Para as pessoas mais idosas que tem dificuldade de se locomover e precisam atravessar pela avenida, é muito mais perigoso”, acredita.

E o cenário é comum nas avenidas Princesa Isabel e Rio Branco, no Centro da Cidade, onde as motocicletas e automóveis tomam conta de grande parte da calçada e, por causa do grande fluxo de pedestres, as pessoas precisam se espremer para passar ou cortar caminho passando no meio dos carros e ônibus. Segundo a comerciante Josiane Soares, alguns motociclistas não só estacionam nas calçadas, como também dirigem sobre elas. “É um desrespeito enorme”, disse.

A prefeita Micarla de Souza, disse que a medida segue a polêmica do Via Livre, mas é importante para evitar os acidentes. “Até agora tínhamos trabalhado no foco do trânsito, agora estamos vendo o foco do pedestre, que é sempre desrespeitado nas grandes cidades, é uma guerra entre quem dirige e quem anda nas ruas, queremos evitar atropelamentos. Na próxima semana, vamos lança o ‘Via Livre nas Escolas’”, disse.  Para a dona de casa Eliane Cristina de Oliveira, o problema maior não é o desrespeito dos motoristas, mas falta de estrutura da cidade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas