Semsur estabelece regras para enterros nos cemitérios públicos de Natal

Publicação: 2020-03-24 16:40:00
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) publicou no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 24, a Portaria nº 027/2020 que estabelece regras para os funerais e sepultamentos em cemitérios públicos da capital. As medidas valem até o fim da pandemia de Covid-19 reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Até lá, o limite de familiares por sepultamento não poderá exceder o número de 10 pessoas.

Como protocolo de segurança, segundo a Portaria da Semsur, os sepultamentos deverão ocorrer de forma ágil e com a maior praticidade possível e, em caso de óbito por Covid-19, o mesmo será realizado com a urna lacrada.

Créditos: Rayane MainaraOs sepultamentos deverão ocorrer de forma ágil e com a maior praticidade possível e, em caso de óbito por Covid-19, o mesmo será realizado com a urna lacradaOs sepultamentos deverão ocorrer de forma ágil e com a maior praticidade possível e, em caso de óbito por Covid-19, o mesmo será realizado com a urna lacrada

Além disso, está temporariamente restrito, o acesso do público aos oito cemitérios públicos instalados em Natal, salvo quando se tratar de sepultamento. O expediente interno nos cemitérios permanece em seu horário normal, das 07h às
11h / 13h às 17h, de domingo a domingo. Os serviços administrativos, tais como retirada de documentos, atualizações cadastrais, transferência de titularidade, reformas ou construções nos jazigos/covas, dentre outros, estão suspensos pelo período da pandemia.

As capelas dos cemitérios do Alecrim e Nova Descoberta estarão fechadas. As isenções de sepultamento serão registradas no Livro Ata, diretamente nas Administrações dos Cemitérios, contendo todos os dados cadastrais do responsável pelo sepultamento e, ao fim do período de emergência, o responsável se dirigirá à Semsur para formalizar o devido processo de isenção.

Como alternativa para evitar a necessidade de comparecimento pessoal, para fins de atendimento às demandas relacionadas aos Cemitérios público e seus assuntos correlatos, fica disponibilizado o telefone (84) 3232-9843, no horário das 9h às 14h.