terça-feira, 19 de março, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

Semul lamenta assassinato de mulher morta a facadas pelo ex-marido

- Publicidade -

A secretária municipal de políticas públicas para as mulheres, Andréa Ramalho Alves, lamenta profundamente o assassinato de Isolda Claudino de Almeida, pelo ex-marido dela, José Cândido de Melo, no final da tarde dessa segunda-feira (19), na zona norte de Natal.

O caso de Isolda se enquadra no perfil das mulheres atendidas pelos equipamentos da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL): ela vinha sofrendo ameaças de morte por ele, que não aceitava a separação, chegando até a destruir os bens dela em um incêndio provocado.

Mesmo tendo prestado queixa contra ele em fevereiro na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM Zona Norte), Isolda não chegou a dar entrada em nenhum dos equipamentos da SEMUL: Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser e Casa Abrigo Clara Camarão.

No Centro de Referência, a mulher conta com atendimento psicossocial para que possa se fortalecer e consiga sair do ciclo de violência em que se encontra. Na Casa Abrigo as mulheres com risco de morte em função da violência doméstica são abrigadas em endereço sigiloso com seus dependentes, até que as medidas protetivas sejam deferidas, e ela possa retomar a sua rotina em segurança.

Andréa Ramalho reforça que nenhuma ameaça de morte deve ser ignorada. Em situações como essa a mulher precisa denunciar e, se for o caso, acessar os serviços da rede de proteção. “O nosso papel é proteger a vida dessa mulher e contribuir para que ela encontre os meios para sair do ciclo de violência. Infelizmente Isolda não acessou os nossos serviços, do contrário, ela poderia estar viva agora. É uma mulher a menos, que perde a vida por ser mulher, em função da violência doméstica e familiar. Quando uma mulher morre desta forma, nós morremos um pouco junto com ela. Isso precisa ter um basta, e as políticas públicas estão aí para isso”, reforça Andréa Ramalho Alves.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas